I. Suponha que precisa combinar 5 brinquedos distintos 3 a 3, para elaborar um presente para uma criança. Para calcular as possibilidades podemos usar arranjo. II. Existem 10 vagas de estacionamento e há 10 carros para serem dispostas. O cálculo das possibilidades é feito utilizando permutação. III. Para criar uma placa com 3 números, estão dispostos 10 números, de 0 a 9. A possibilidade é calculada utilizando a combinação. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
É correto a afirmação presente em: II. Existem 10 vagas de estacionamento e há 10 carros para serem dispostas. O cálculo das possibilidades é feito utilizando permutação.
A ideia de permutação, arranjo e combinação está ligada diretamente com a área da matemática conhecida como análise combinatória, cada um dessas maneria de análise possui sua peculiaridade.
Os arranjos são utilizados para realizar cálculos de análise combinatória onde a ordem em que se apresentam os fatores influencia na questão.
Exemplos: Senha de banco e números de uma placa.
As combinações são utilizados para realizar cálculos de análise combinatória onde a ordem em que se apresentam os fatores não influencia na questão.
Exemplo: Jogadores em uma quadra de futsal e maneiras distintas de de escolher 3 entre 5 presentes.
As permutações referem-se a questões onde os elementos apenas trocam de posição.
Exemplos: Anagramas.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!