História, perguntado por assisrafaela, 1 ano atrás

I. Sua Majestade ElRey de Portugal promete tanto em Seu proprio Nome como no de Seus Sucessores de admitir para sempre daqui em diante no Reyno de Portugal os Panos de lãa, e mais fábricas de lanificio de Inglaterra, como era costume até o tempo que forão proibidos pelas Leys, não obstante qualquer condição em contrário.

II. He estipulado que Sua Sagrada e Real Magestade Britanica, em seu proprio Nome e no de Seus Sucessores será obrigada para sempre daqui em diante de admitir na Grã Bretanha os Vinhos do produto de Portugal [...]

Tratado de Methuen, 1703. [sic]

O excerto explicita os termos do Tratado de Metheun, que aparentemente estabelecia equilíbrio comercial entre os dois países, mas acabou prejudicando a economia portuguesa pois

A
o vinho português não conseguia competir no comércio internacional com o vinho francês.

B
graças à exclusividade, os tecidos ingleses eram vendidos a altos preços e sem negociação.

C
a necessidade de tecidos ingleses era sempre maior que a exigência por vinhos lusitanos.

D
a demanda por vinhos era muito intensa e as vinícolas portuguesas não conseguiam suplantar a requisição.

E
os portugueses possuíam interesse em comprar tecidos de outros países que possuíam um menor preço e maior qualidade, como os tecidos italianos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

O Tratado de Metheun não foi benéfico para os portugueses pois a demanda de tecidos - que eram usados para vestir as pessoas - era maior que a de vinhos - que é um artigo de luxo.

Deste modo, mesmo que importassem dos ingleses um produto mais barato - o tecido -, o faziam em enormes quantidades, comprando muito mais, em valores brutos, que aquilo que vendiam, criando uma balança comercial desfavorável o que era, para os princípios econômicos mercantilistas, uma verdadeira "tragédia.

É correta a alternativa C.

Perguntas interessantes