I. Para entender o mundo secular, devemos entendê-lo a partir do Cristianismo, e não mais contra o Cristianismo. Segundo Vattimo: [...] se seguirmos teologias contemporâneas inspiradas por Barth e Bonhoeffer, concebendo a secularização como o locus onde Deus é revelado em sua transcendência radical, teremos de entender este processo não tanto como um salto ou uma superação, mas como o cumprimento da história da salvação, que é dirigida, desde a sua origem, pela morte de Deus como a dissolução do sagrado – o evento que São Paulo chama de kenosis (VATTIMO, 2002, p. 68).
II. [...] deve ser acrescentado aqui que secularização não é um termo em contraste com a essência da mensagem [cristã], mas, ao contrário, é constitutivo dela. A encarnação de Jesus (a kenosis, a auto humilhação de Deus), como um evento salvífico e hermenêutico, já é, de fato, uma ocorrência arquetípica da secularização (VATTIMO, 2002, p. 67). Para Vattimo, a secularização não é um processo ‘profano’, cujo resultado final é o fim da religião. A secularização é um processo derivado da própria ação de Deus ao encarnar-se em Jesus Cristo. A kenosis do Filho de Deus é a origem, a proveniência da secularização. Claro, a encarnação e o esvaziamento do Filho são bem mais do que isto. Mas, segundo Vattimo, não se pode entender a secularização senão como o desdobramento histórico da ação salvífica de Deus – o cumprimento da história da salvação.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Reimpressão 2018.
Leia atentamente os textos acima e analise as alternativas abaixo:
I. Segundo Vattimo, a kenosis não é a derrota de Deus pelo secularismo, mas a afirmação da secularização pela revelação de Deus em sua transcendência radical.
II. O texto II apresenta uma leitura oposta do texto I, afirmando que a kenosis é um tipo de secularização.
III. A teologia cristã interpretou a secularização como afronta ao próprio Deus, mas, interpretes recentes passaram a identificar a kenosis com a secularização.
IV – Uma interpretação da kenosis seria esvaziamento, indicando a total ausência de divindade na pessoa de Cristo, por isso, clara secularização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, III
Alternativa 2:
II, III, IV
Alternativa 3:
I, II, IV
Alternativa 4:
I, III, IV
Alternativa 5:
I, II, III, IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa I. Certas I e III.
Explicação:
A secularização é a transcendência de Jesus, que ultrapassa a questão do tempo, por ser atemporal.
A teologia cristã inicial tentou limitar esta questão em uma visão mais radical.
Respondido por
8
Resposta:
Alternativa 1:
I, III
Explicação:
caio na atividade de 2019
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