Geografia, perguntado por vinici2060, 4 meses atrás

I. O verdadeiro sentido e origem da arenização teve que ser estudado a fundo no sudoeste gaúcho, pois era a causa de grande impactos ambientais na área rural e urbana, estando atrelada erroneamente em um primeiro momento a fenômenos erosivos, como a erosão eólica do solo.
PORQUE
II. Como se tomou conhecimento mais adiante, não se tratava de desertificação e sim de arenização, pois está diretamente relacionado às mudanças do regime de chuvas na região, que passou por uma redução abrupta devido às mudanças climáticas.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por wilsonrubiks
1

Resposta:

AS DUAS SÃO FALSAS

Explicação:

A primeira afirmativa está errada pois a arenização afeta área rural apenas, não área urbana.

Além disso, o fenômeno está SIM relacionado à erosão, como diz:

"“A região sudoeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai, apresenta extensa faixa de solos arenosos suscetíveis à erosão, com locais severamente degradados. Esses solos apresentam reduzido conteúdo de argila e de matéria orgânica, baixos níveis de fertilidade e baixo grau de agregação – características relacionadas ao material geológico e aos processos de evolução das superfícies geomórficas e de retrabalhamento de sedimentos […]. O fator preponderante que propicia o estabelecimento dos processos de degradação é a perda da cobertura vegetal, expondo o material arenoso à incidência dos agentes erosivos"

A segunda está errada pois diz que o fenômeno está ligado ao regime de chuvas. E a arenização está ligado ao mau uso do solo, sem aplicação de técnicas de manejo sustentáveis.

Perguntas interessantes