Pedagogia, perguntado por rayssamanu2011, 1 ano atrás

I - O letramento e a alfabetização não podem estar desassociados, por isso uma “alfabetização” eficiente comporta as duas coisas. Há o momento de apresentação das sílabas, de um trabalho sistemático para o aprendizado do código linguístico e ao mesmo tempo, paralelamente, deve haver o trabalho de letramento e apropriação da vasta diversidade textual, com todos os gêneros e funções de cada texto.
II - Trabalho com o objetivo de letrar os alunos que são colocados sob minha responsabilidade, pois alfabetizar é muito limitado, um aluno pode saber ler e escrever uma palavra, no entanto pode não compreender um texto e as coisas e situações que o cercam. O letrar vai muito além, ao aluno letrado abre-se um leque de oportunidades. O letrado sabe as funções das letras, das palavras. O alfabetizado sabe decodificar uma letra.
III - Alfabetizar é ensinar a ler e letrar é soletramento, acredito que é um conjunto, soletra-se primeiro e depois lê.
IV - O trabalho de alfabetização deve ter início com a cópia do desenho das vogais, suas junções formando palavras monossilábicas, o aparecimento das consoantes, a junção destas às vogais formando sílabas e palavras, trabalhar frases e pequenos textos, sempre com o predomínio da família silábica. Para a criança aprender a ler e a escrever é preciso ter a maturidade necessária e antes desenvolver a coordenação motora.
V - No início, preocupei-me com o letramento, principalmente por causa da pressão feita pela escola. Com o passar do tempo, a alfabetização começou a tomar conta de minha rotina. Percebi que o letramento é momentâneo e a alfabetização constrói uma estrutura duradoura e que pode definir boa parte da vida escolar do aluno.

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
19
I- verdadeiro, letramento e alfabetização se completam.

II-Verdadeiro: pode-se ensinar as letras alfabetizando mas é muito mais completo o letrar. 
III- Falso: letrar completa a alfabetização.
IV - Falso: Não existe uma só maneira de alfabetizar e letrar, existem concepções que não utilizam as famílias silábicas mas alfabetizam pelos sons das letras. O educador trabalha conforme a linha seguida pela escola ou por escolher a linha que irá seguir.
V - Falso: a alfabetização é momentâneo e o letramento constrói a base que irá dar sentido a alfabetização.





Perguntas interessantes