§► ! ' í:-o a seguir mostra como Semmelweis testou £ ~ ;5 "ipóteses comuns na época.Era fato bem sabido, na cidade, que a mortalidade na Primeira Clínica era grande. Sugeriu-se que o medo da Primeira Clínica poderia influir nas pacientes, enfraquecê-las e produzir a febre puer-: r: ai Semmelweis, no entanto, afasta essa possibilidade. Por um lado, o medo só poderia ter surgido apôs um período em que a mortalidade na Primeira Clinica fosse maior do que na Segunda. Por outro lado. não se podia conceber como o medo poderia produzir uma doença tão grave e mortal.Semmelweis tomava hipótese por hipótese, ana-•tva as evidências, e ia excluindo uma por uma. ' 3 padre precisava vir muitas vezes ao hospital, iurante o dia e à noite. Sugeriu-se que isso podia um terror muito grande entre as mulheres e aumentar a doença. [...] Para ver se essa era a causa, Semmelweis conseguiu fazer com que o padre desse .ma volta por fora dos quartos das parturientes [...]. As mortes continuaram, sem mudança.Notou-se uma outra diferença entre os dois setores da maternidade. Na Segunda Clínica, as parturientes eram colocadas de lado, durante o parto. Na Primeira, eram deitadas de costas. Para ver se isso tinha alguma influência, Semmelweis mudou a posição das parturientes na Primeira Clínica, apesar de grande resistência dos médicos e das enfermeiras. Não houve melhora, e retornou-se à posição anterior. [...]Disponível cm:
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Semmelweis afastou, logo de início, a hipótese que o enfraquecimento e subsequente morte das puérperas se dava pelo simples medo do que testemunhavam, julgando tal motivo como insuficiente. De qualquer forma, providenciou para que o padre que frequentemente visitava as alas do hospital não fosse visto sem necessidade pelas puérperas. Isso não deu resultado.
Depois, Semmelweis testou a hipótese da posição durante o parto, verificando se existia diferença na taxa de mortalidade se o parto acontecesse com a mulher deitada de costas ou de lado. Isso também não gerou resultado.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás