I - Juca Pirama
VIII
“Tu choraste em presença da morte?
Na presença de estranhos choraste?
Não descende o cobarde do forte;
Pois choraste, meu filho não és!
Possas tu, descendente maldito
De uma tribo de nobres guerreiros,
Implorando cruéis forasteiros,
Seres presa de vis Aimorés.
“Possas tu, isolado na terra,
Sem arrimo e sem pátria vagando,
Rejeitado da morte na guerra,
Rejeitado dos homens na paz,
Ser das gentes o espectro execrado;
Não encontres amor nas mulheres,
Teus amigos, se amigos tiveres,
Tenham alma inconstante e falaz!
“Não encontres doçura no dia,
Nem as cores da aurora te ameiguem,
E entre as larvas da noite sombria
Nunca possas descanso gozar:
Não encontres um tronco, uma pedra,
Posta ao sol, posta às chuvas e aos ventos,
Padecendo os maiores tormentos,
Onde possas a fronte pousar.
“Que a teus passos a relva se torre;
Murchem prados, a flor desfaleça,
E o regato que límpido corre,
Mais te acenda o vesano furor;
Suas águas depressa se tornem,
Ao contacto dos lábios sedentos,
Lago impuro de vermes nojentos,
Donde fujas como asco e terror!
O poema "I - Juca Pirama" compõe o livro Últimos Cantos, de 1851, do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias. Sabendo-se que tal obra pertence à primeira geração do romantismo, pode-se inferir que nela encontraremos.
(a) grande força telúrica, sobretudo pela recorrência a elementos da fauna e da flora beasileiras, conforme se vê no fragmento.
(b) idealização do índio como elemento simbólico de uma nação que começa a construir sua identidade mesmo esbarrando em influências estéticas "afrancesadas".
(c) valorização do índio como elemento histórico de resistência aos processos de colonição impostos por monarquias europeias.]
(d) evidências da permanente influência da cultura europeia, que persistirá no Brasil literário até ofim do períodoque convencionamos chamar de pós-modernismo.
Soluções para a tarefa
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Olá, tudo bem?
Pela análise do fragmento podemos rapidamente eliminar a alternativa A, pois o trecho conta com pouquíssimas referências à flora e nenhuma à fauna.
De acordo com a temática da primeira fase do romantismo também podemos eliminar a alternativa D, pois já na primeira fase do romantismo há evidências da tentativa de distanciar-se da Europa.
Pela análise da obra, podemos eliminar a alternativa C, pois a obra se trata sim de um conflito, mas não um conflito entre nativos e europeus, mas entre diferentes tribos nativas.
É correta, assim, a alternativa B, pois o romantismo é uma escola literária europeia e, portanto, influente na construção do nosso romantismo, mas já há aqui um distanciamento pela construção do nativo como símbolo nacional.
Pela análise do fragmento podemos rapidamente eliminar a alternativa A, pois o trecho conta com pouquíssimas referências à flora e nenhuma à fauna.
De acordo com a temática da primeira fase do romantismo também podemos eliminar a alternativa D, pois já na primeira fase do romantismo há evidências da tentativa de distanciar-se da Europa.
Pela análise da obra, podemos eliminar a alternativa C, pois a obra se trata sim de um conflito, mas não um conflito entre nativos e europeus, mas entre diferentes tribos nativas.
É correta, assim, a alternativa B, pois o romantismo é uma escola literária europeia e, portanto, influente na construção do nosso romantismo, mas já há aqui um distanciamento pela construção do nativo como símbolo nacional.
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Sobre o poema "Juca Pirama", podemos afirmar que a alternativa correta é: idealização do índio como elemento simbólico de uma nação que começa a construir sua identidade mesmo esbarrando em influências estéticas "afrancesadas".
- b) Correta. No poema, a figura do índio é idealizada de maneira submissa ao europeu, por isso é marcado pela estética de estilo francês. Ainda é possível perceber que, neste período, buscava-se uma identidade para a nação brasileira, por isso o índio aparece como o representante nativo.
Gonçalves Dias
Gonçalves Dias é poeta indianista do Romantismo brasileiro. Seu pai era de origem portuguesa, e a mãe, brasileira. Sua obra é marcada não só pela idealização do índio, como também pelo nacionalismo. O poema “Canção do exílio”, publicado em 1843, é um exemplo da veia nacionalista de Dias, que também o tornou famoso.
Saiba mais sobre Gonçalves Dias em:
https://brainly.com.br/tarefa/4219996
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Anexos:
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