Sociologia, perguntado por deisiane2, 1 ano atrás

I.Cultura é uma forma de condicionar a visão de mundo dos homens e seus comportamentos;

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielgustavoo
0
etnocentrismo é um conceito que tem a ver com uma visão de mundo que aceita a verdade como sendo única e exclui (diminui, discrimina, acusa) as opiniões, crenças ou verdades de outros. Exemplo disso seria a visão eurocêntrica sobre os povos indígenas ou africanos à época da colonização. No caso essa foi uma visão de mundo legitimada pelo poder secular e religioso. Etnocentrismo, portanto, seria um posicionamento que elimina a diversidade de visões de mundo. 

Já o relativismo é um posicionamento que direciona o olhar justamente sobre as diferenças de códigos culturais, visões de mundo e como uma não pode ter supremacia sobre a outra. Cada uma tem sua peculiaridade e razão de ser. 

É um debate complexo dentro da antropologia, um debate ético principalmente. Porque se o etnocentrismo é acusado de cegueira, o relativismo exacerbado também seria, pois não consegue enxergar as questões relativas ao poder, às desigualdades e à opressão. 

A questão dos direitos humanos é um bom caso pra se pensar, pois é em torno desse ideário que se tenta um consenso sobre como administrar, de acordo com ideais de justiça e diálogo, as diferenças no mundo. Mas esse consenso não é garantido nem teoricamente, nem na prática
Perguntas interessantes