I. Cite e comente três postulados compartilhados por Maquiavel e Hobbes e três em que eles diferem.
Soluções para a tarefa
Maquiavel e Hobbes fundaram uma das características essenciais da modernidade, a substituição da iusticia (justiça) pela jurisdição (leis), procurando assegurar a governabilidade do Estado: a soberania reside na vontade do governante, ela não pode estar atada a conteúdos a priori, ou ser ela mesma medida quanto a sua validade.
A Liberdade, a formação do estado e o poder do soberano:
Hobbes
Thomas Hobbes escreve para os súditos, para assegurar a obediência dos mesmos em relação ao soberano.
Para Hobbes, o homem em seu estado de natureza, vive em estado de ameaça. A razão sugere-lhe a segurança, a paz e a defesa da vida.
Para isso o homem estabelece entre eles uma espécie de contrato, onde cada homem individualmente renuncie ao direito natural, direito irrestrito a todas as coisas, direito a liberdade incondicional, surge a figura do estado artificial.
O soberano tem como única função a garantia da preservação da vida dos súditos e cabe aos súditos obediência incondicional e absoluta ao soberano.
Porém, considera que algumas ações não podem ser inseridas no conjunto de leis e nem transferidas ao soberano, são ações que tem como finalidade à preservação da vida e sobre essas ações o soberano não terá nenhum poder e, não será qualificado como desobediência ou injustiça quanto alguém não obedece-la.
Maquiavel
Maquiavel é um pensador que escreve para o príncipe ensinando-lhe a melhor maneira de governar um estado.
A liberdade em Maquiavel é a capacidade do homem de ser livre, de poder agir sem depender da ação de outros agentes. Porém, não é a liberdade do individuo, mas a do Estado.
Para ele a cidade que desejar alcançar a grandeza da liberdade deve permanecer livre de qualquer forma de servidão política, assim, a liberdade acaba por se identificar com o autogoverno.
Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Bons estudos!