Biologia, perguntado por carolina1487, 10 meses atrás

I b) De que forma as bactérias e os fungos ajudam
fungos ajudam na decomposição
dos materiais?​


roberthofficialbr: Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. ... A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem.
carolina1487: muito obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por danyel7souza
2

Resposta:

Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.

Respondido por gisele30835
2

Resposta:

bom dia!!

As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies. No sistema digestório de alguns organismos, como ruminantes e cupins, por exemplo, determinadas bactérias auxiliam na quebra de algumas substâncias, como a celulose.

O que diz respeito a cadeias alimentares, muitos destes indivíduos, juntamente com determinados tipos de fungos, são capazes de decompor a matéria orgânica oriunda de organismos mortos e seus resíduos, liberando para o ambiente diversos nutrientes de composição mais simples, sendo estes aproveitados por outros seres vivos.

Podem, também, disponibilizar compostos nitrogenados para as plantas ao morrer, liberando no solo nitrogênio na forma de amônia que, em seguida, pode formar íons amônio e ser aproveitado por alguns vegetais; ou, em vida, no caso das do Gênero Rhizobium, se unir simbioticamente a leguminosas, fornecendo nitrogênio às plantas enquanto recebe açúcares e outros compostos orgânicos.

Estes organismos também são muito importantes em estações de tratamento de esgoto, onde bactérias convertem a matéria orgânica em produtos que podem ser empregados, posteriormente, como fertilizantes; e em aterros sanitários, situação na qual algumas bactérias anaeróbicas são capazes de degradar a matéria orgânica e liberar gás metano, este que pode ser aproveitado como combustível.

No que tange a biotecnologia, podem ser utilizadas:

Em processos de biorremediação, como determinadas espécies do gênero Pseudomonas, capazes de oxidar compostos nocivos em substâncias inofensivas ao meio ambiente;

- Na fabricação de laticínios (Gêneros Lactobacillus e Streptococcus), vinagres (Acetobacter) e até mesmo do ácido glutâmico (Corynebacterium);

- Na produção de antibióticos, como a neomicina (Streptomyces);

- Na produção da toxina botulínica (Clostridium botulinum);

- No processo de modificação genética de organismos.

FUNGOS: Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verdurasNos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies.

Nos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies.Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcoólicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico.Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.

Em 1920, cientistas descobriram uma substância que poderia ser utilizada em antibióticos, presente em um fungo chamado Penicillium. A partir de então, os fungos começaram a ser empregados na produção de antibióticos e outros medicamentos.Na natureza também há os fungos parasitas, que causam doenças em animais e plantas, como a ferrugem do cafeeiro e as micoses na pele de animais.

Explicação:

Espero ter ajudado! Se puder me dar um obrigado ou colocar como melhor resposta


Alice124oioi: Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico
gisele30835: Isso
Perguntas interessantes