I - Assinale com (V) as afirmações *verdadeiras* e com (F) as afirmações *falsas*:
(. ) É possível definir que o "clima" é o conjunto de variações da atmosfera em um determinado local ou região. Por outro lado, podemos descrever que o "tempo" são as oscilações momentâneas nessa mesma atmosfera.
(. ) O clima pode ser compreendido a partir de seus "fatores" e "elementos", termos que, aparentemente semelhantes, referem-se a questões totalmente diferentes. Sendo assim, radiação, temperatura, altitude e relevo são os principais fatores climáticos.
(. ) Os "elementos climáticos" são os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região.
(. ) Umidade é a quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a "umidade absoluta" (quantidade total de água na atmosfera) e a "umidade relativa" do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).
(. ) Em função da intensa e marcante ação dos fenômenos naturais através dos fatores e elementos climáticos, o homem (ser humano) acaba se tornando um dos agentes menos intensos de transformação do clima, visto ser o mesmo impotente para realizar qualquer tipo de alteração mediante suas atividades.
(. ) Quanto mais próximo à Linha do Equador (baixas latitudes), mais as temperaturas tendem a aumentar. Por outro lado, à medida que nos direcionamos rumo às zonas polares (altas latitudes), menores tendem ser as temperaturas.
(. ) O relevo exerce muito pouca ou quase nenhuma influência sobre o clima, até porque, mesmo em regiões mais altas, as fortes rajadas de ventos favorecem a passagem das massas de ar, que possibilitam que as chuvas sejam bem distribuídas em todos os continentes.
(. ) A proximidade de um local do mar (maritimidade) ou a sua posição em uma região mais continental (continentalidade), interfere diretamente sobre o clima. Isso porque acarreta uma maior *amplitude térmica* (diferença entre a maior e a menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.
(. ) A radiação climática, em linhas gerais, pode ser definida como todo calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do Sol. A mesma manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que contribuí para a formação das chamadas "zonas térmicas" ou "climáticas" da Terra.
(. ) A mensuração do calor na atmosfera, que pode ser medida em *graus celsius* (°C) ou em outras unidades de medida, como *fahrenheit* (°F) e o *kelvin* (K) é o elemento climático conhecido como "pressão atmosférica".
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
v-f-v-v-f-v-v-f-f-v
Explicação:
a primeira não tenho certeza mas o resto sim
laisamaisa703:
obrigado (a)
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás