História, perguntado por Bia1721J, 7 meses atrás

I. Após a análise da Fonte 1, responda:

a) Qual a data do documento e para quem foi enviado?




b) Como os estrangeiros japoneses são qualificados na argumentação de Alcino Santos Silva, Cônsul brasileiro no Japão?




c) Em sua opinião, qual era a intenção do Cônsul ao escrever essa carta?




II. Após a análise da Fonte 2, responda:
a) Qual a data do documento, quem a escreveu e para quem foi destinada?




b) Artur Bernardes inicia a sua carta com uma demonstração de contentamento? Comprove a sua resposta com trecho extraído do texto.





c) Entre o segundo e o terceiro parágrafo, Artur Bernardes cita um dos assuntos de sua carta. Cite-o.




d) Como os estrangeiros são qualificados na argumentação da carta escrita por Arthur Bernardes? Comprove a sua resposta com trecho extraído do texto.





III. Compare as argumentações de Alcino Silva Santos e Arthur Bernardes, relacionando-as com o período em que foram escritas. Em opinião , é possível apontar diferenças e/ou semelhanças entre os documentos?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
8

1) a) A data da Fonte 1 é de 30 de abril de 1908, sendo enviado para o secretário da agricultura, comércio e obras públicas.

b) Os estrangeiros japoneses são qualificados na argumentação de Alcino Santos Silva, Cônsul brasileiro no Japão como indivíduos resistentes, fortes, obedientes, ativos e com conhecimento agrícola.

c) Na minha opinião, a intenção do Cônsul é demonstrar para o secretário brasileiro que os japoneses seriam uma importante mão de obra para o setor agrícola do Brasil.

2) a) A data da Fonte 2 é de 06 de setembro de 1924, sendo enviado para Monteiro Lobato.

b) Artur Bernardes inicia a sua carta com uma demonstração de contentamento. É possível observar tal comportamento nas passagens do texto " Deu-me muito prazer sua carta...", "estou de pleno acordo com sua judiciosa opinião".

c) O assunto da carta diz respeito a necessidade de uma Reforma na Constituição para contemplar o direito de todo cidadão votar, através do sufrágio universal.

d) Os estrangeiros são qualificados na argumentação da carta escrita por Arthur Bernardes como grandes patriotas, como verifica a passagem " estrangeiro, cujo excesso, dando de certo modo um aspecto cosmopolita..."

3) É possível notar semelhanças pois ambas são cartas de opinião, foram inderessadas para pessoas políticas como forma de ajudar, contribuir com alguma assunto de interesse da nação.

Diferenças além do período, o excesso de formalidade e vocabulário formal na Fonte 2.

Bons estudos!


Bia1721J: Obrigada
Perguntas interessantes