I. A repetição da palavra “aço” na primeira estrofe pode ser interpretada como alusão à repressão armada do governo então instaurado contra seus opositores, assim, os versos “Ao primeiro passo, aço, aço/Aço, aço, aço, aço, aço, aço” podem representar disparos feitos assim que o “moço” começou a movimentar-se, a agir. II. A repetição da palavra “calmos” na segunda estrofe visa contribuir para que quem lê/ouve a música “sinta” o efeito causado pelo gás lacrimogêneo nas pessoas, assim, os homens não estão literalmente calmos, tranquilos, mas sim estão sendo contidos com o uso dessa substância. III. Os versos “E o rio de asfalto e gente/Entorna pelas ladeiras/Entope o meio-fio/Esquina mais de um milhão” podem ser interpretados como representação das manifestações populares ocorridas contra a ditadura militar. IV. Visando driblar a censura, o compositor buscou construir sua crítica utilizando-se da linguagem conotativa, isto é, abordando o assunto de modo literal, para que assim os censores não identificassem a mensagem política de sua composição. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I, II e III, apenas. Alternativa 3: I, III e IV apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: III e IV, apenas.
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Alternativa 2: I, II e III, apenas. (CORRETA)
IV - Diz :mensagem política de sua composição ( Esta IV está errada).
Portanto no texto 1 diz: Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil viveu seu período ditatorial. A música era uma das principais formas de protesto, mensagem de protesto. E não mensagem política de sua composição.
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