I - A questão do tempo, sincronias e diacronias, bem como as reflexões sobre o sentido das cronologias, são estudados no 6º ano do Ensino Fundamental II. PORQUE II- É necessário, identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos, como as continuidades e rupturas para compreender a configuração dos fatos históricos.
Soluções para a tarefa
Em uma pesquisa é necessário avaliar a noção de tempo histórico que é adotada para entendimento do conteúdo, ou seja, é preciso definir qual será a noção de tempo que será utilizada nessa pesquisa, ela pode ser sincrônica ou diacrônica.
Diacronia
É quando a sucessão dos acontecimentos é apresentada na pesquisa de forma linear e cronológica, como por exemplo em um livro de História os os séculos ou as décadas e os anos são apresentados numa sucessão linear/diacrônica.
Sincronia
Quando os fatos e acontecimentos são apresentados de forma sincronizada apenas com a época relativa a eles, sem precisar apresentar uma cronologia nem levar em conta fatos anteriores a história ou a sucessão dela, por exemplo, estuda-se a biografia de vários indivíduos em épocas diferentes sem precisar se preocupar com a origem, o progresso, as causas e consequências e, sobretudo a linearidade do tempo.
Saiba mais sobre cronologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25920344
#SPJ1