i) A Escola adotou um Plano Estratégico de Prevenção e Controle para prevenção da
transmissão do COVID-19. Você concorda com as medidas sanitárias adotadas? Você
acrescentaria mais medidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
X
logo
ASSINE
SAÚDE
14 dicas para voltar às aulas presenciais com segurança
Confira como os pais podem ajudar a aumentar a segurança em tempos de pandemia e medidas que podem e devem ser seguidas pelas escolas para evitar a transmissão do vírus
19.1.2021 | SABRINA ONGARATTO, DO HOME OFFICE
Globo+
Como voltar às aulas presenciais com segurança? (Foto: Getty Images)
COMO VOLTAR ÀS AULAS PRESENCIAIS COM SEGURANÇA? (FOTO: GETTY IMAGES)
Pelo menos 15 unidades federativas do Brasil já anunciaram a volta às aulas presenciais, que devem iniciar entre fevereiro e março de 2021. No entanto, pais e escolas devem seguir algumas dicas importantes para aumentar a segurança e evitar o aumento da transmissão do vírus. "Em 2020, as escolas foram as primeiras a serem fechadas e as últimas a reabrirem, quando, mais tarde, evidências científicas mostraram que as crianças não têm um papel importante na cadeia de transmissão. A maioria dos países, especialmente da Europa, que está voltando a endurecer as medidas de restrição, decidiu que, agora, as escolas serão as últimas a serem fechadas. "A criança não é a vilã. Mas, se as escolas realmente forem reabertas, isso deve ser feito com parcimônia, cuidado e de forma progressiva", alertou o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não basta que apenas a escola tome os devidos cuidados. Segundo o pediatra Daniel Becker, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autor do site Pediatria Integral e colunista da CRESCER, a participação da familia é indispensável para um ambiente seguro. "É fundamental que todos sigam as normas básicas de convivência social, que foram transformadas com a pandemia", disse. Por isso, reunimos algumas das principais dicas dos dois profissionais para um retorno seguro. "É o que temos de melhor e mais seguro para o momento", afirma Becker.