I. A civilização tradicional chinesa desenvolveu uma rica tradição cientifica que hoje está sendo estudada por uma série de historiadores da ciência de renome internacional como Joseph Needham (1984-85), na Inglaterra, e Kiyoshi Yabuuclii (1982), no Japão. Os diferentes ramos do saber científico (Matemática, Astronomia, Medicina etc.) constituíram-se durante a Dinastia Han (202 a.C. - 280 d.C.), época em que foram redigidos os mais antigos tratados científicos sistemáticos. Entretanto, as origens da tradição científica chinesa remontam a uma época bem mais antiga, a da Dinastia Chang ou Ymg (1700 - 1059 a.C.) (...). Datam dessa época os mais antigos textos da civilização chinesa - textos divinatórios que nos informam sobre a vida política, as crenças religiosas, a estrutura social e também sobre os primeiros ensaios do pensamento científico no Extremo Oriente (...)
II. A China está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, juntamente com Egito, Índia e Babilônia. No país de dimensões continentais, somente a escrita já tem mais de 3,6 mil anos.
A riqueza de informações milenar chinesa passeia pela arte, caligrafia, culinária, dança, música, literatura, artes marciais, medicina, religião, astrologia, arquitetura e comportamento.
Considerando os textos e o que você estudou, é correto afirmar:
I. Grécia e Roma deixaram legados importantes para o mundo ocidental mas outras civilizações como a chinesa também deixaram um legado de grandes descobertas e realizações.
II. Embora a China tenha desenvolvido o pensamento científico precocemente, suas realizações foram menos importantes que as da Grécia e de Roma.
III. Além da invenção da pólvora e da bússola, ao longo de sua história os chineses desenvolveram conhecimentos em muitas áreas. Como os chineses, outras civilizações – além de Grécia e Roma - também deixaram legados importantes.
A
I e II
B
II e III
C
I e III
D
I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Letra D
Explicação:
Perguntas interessantes