I- [...] a área de Ciências pode contribuir para a formação da integridade pessoal e da autoestima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social, e para a compreensão da sexualidade humana sem preconceitos.
II - O ensino de Ciências Naturais também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. É espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos e daquelas oriundas de vários sistemas explicativos.
(BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: Ministério da Educação, 1997.)
Baseado nos textos acima e no material fornecido na plataforma, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O conhecimento científico pouco vai auxiliar os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, pois os temas sobre o conhecimento do corpo, da sexualidade e dos fenômenos naturais são muito complexos e não trazem interesse para as crianças.
b. O conhecimento científico proporciona o entendimento do mundo, e as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental têm interesse em saber sobre o universo, conhecer o corpo humano e suas funções. A escola, nesta fase, deve garantir o acesso às informações que ampliem o saber cotidiano.
c. O conhecimento científico possui especificidades que não podem ser ensinados às crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, por isso ele é pouco trabalhado nestas séries.
d. As crianças dos primeiros anos do ensino fundamental não estão interessadas pelos fenômenos que os rodeiam.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Alternativa correta B) O conhecimento científico proporciona o entendimento do mundo, e as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental têm interesse em saber sobre o universo, conhecer o corpo humano e suas funções. A escola, nesta fase, deve garantir o acesso às informações que ampliem o saber cotidiano.
Perguntas interessantes