I.5 principados uso da bauxita
Soluções para a tarefa
Explicação:
A bauxita é uma rocha branca suja que consiste em uma mistura de alumina e hidróxido. Em 1821, o químico francês Pierre Berthier descobriu esse elemento, mas só descobriu sua aplicação muitos anos depois.
Um de seus usos importantes é a extração de alumínio, o principal minério do alumínio é a bauxita. As principais reservas de bauxita estão localizadas na Austrália, respondendo por mais de 40% da produção global de minério. Outros países produtores importantes são Guiné, Jamaica e Brasil. Hoje, os Estados Unidos não são mais uma fonte importante de bauxita no passado.
A bauxita é fonte de mais de 99% do alumínio metálico. Aproximadamente 85% da indústria de mineração global é usada para produzir alumina, que é a base do metal alumínio. Não é encontrado como metal na natureza, pois reage com a água e o ar formando óxidos e hidróxidos, que precisam ser extraídos da bauxita. Embora alguns minerais (como o feldspato) contenham alumínio, é muito caro extrair o alumínio desses minerais. O alumínio é usado em todas as indústrias domésticas e outras indústrias, como embalagem e transporte. É um material leve, forte e resistente à corrosão. Essas características o tornam adequado para diversos fins. As latas de alumínio para bebidas são muito comuns e também são utilizadas na indústria de construção. Descobriu-se que o elemento não prejudica os organismos vivos. O suprimento mundial de minério de bauxita é suficiente para a produção de alumínio por muito tempo ainda.
Resposta:
A bauxita é o principal minério de alumínio. O primeiro passo na produção de alumínio é esmagar a bauxita e purificá-la usando o processo Bayer. No processo Bayer, a bauxita é lavada em uma solução quente de hidróxido de sódio, que lixivia o alumínio da bauxita. O alumínio é precipitado da solução na forma de hidróxido de alumínio, Al (OH) 3. O hidróxido de alumínio é então calcinado para formar alumina, Al2O3.