Humanizar é, portanto, o ato de tornar humano. E deve ser entendido em saúde como uma valorização do respeito à vida e das condições humanas, considerando os aspectos individuais e particulares de cada pessoa, como a história de vida deste indivíduo, os seus medos, suas angústias, suas crenças e sonhos, os seus anseios e demais singularidades.
LIMA, M. C. C. de.; NATEL, M. C. A psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 82, p. 127-139, 2010.
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada com o objetivo de transformar toda a atenção e gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre os propósitos da PNH, analise as afirmativas a seguir e classifique os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F):
( ) Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças efetivas e viáveis dos modelos de atenção e gestão.
( ) Desenvolver estratégias funcionais de relacionamento e práticas de gestão e atenção que atendam aos princípios da humanização e compartilhá-las, deixando de lado as ações já existentes neste sentido.
( ) Envolver e contagiar usuários com os princípios e diretrizes da humanização, não incluindo os profissionais da saúde e gestores.
( ) Implantar processos de acompanhamento e avaliação, visando à melhoria e ao compartilhamento de experiências bem-sucedidas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1:
V; V; F; F.
Alternativa 2:
V; F; V; F.
Alternativa 3:
F; V; F; V.
Alternativa 4:
V; F; F; V.
Alternativa 5:
V; V; V; F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Livro didático p. 20.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 4:
V; F; F; V.
Explicação:
A PNH, segundo a Rede Humaniza SUS ([2020], on-line), tem como propósitos:
■ Envolver e contagiar profissionais da saúde, gestores e usuários com os
princípios e diretrizes da humanização.
■ Fortalecer iniciativas nesse sentido que já existem.
■ Desenvolver estratégias funcionais de relacionamento e práticas de gestão
e atenção que atendam aos princípios da humanização e compartilhá-las.
■ Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças efetivas e viáveis dos modelos de atenção e gestão.
■ Implantar processos de acompanhamento e avaliação, visando à melhoria
e ao compartilhamento de experiências bem-sucedidas.
Perguntas interessantes