HUMANISMO 1.O teatro de Gil Vicente caracteriza-se por ser fundamentalmente popular. E essa característica manifesta-se, particularmente, em sua linguagem poética, como ocorre no trecho a seguir, de “O Auto da Barca do Inferno”. Ó Cavaleiros de Deus, A vós estou esperando, Que morrestes pelejando Por Cristo, Senhor dos Céus! Sois livres de todo o mal, Mártires da Madre Igreja, Que quem morre em tal peleja Merece paz eternal. No texto, fala final do Anjo, temos no conjunto dos versos a) variação de ritmo e quebra de rimas. b) ausência de ritmo e igualdade de rimas. c) alternância de redondilha maior e menor e simetria de rimas. d) redondilha menor e rimas opostas e emparelhadas. e) igualdade de métrica e de esquemas das palavras que rimam.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra e
Explicação:
deve ser
Nesse conjunto dos versos, observa-se:
e) igualdade de métrica e de esquemas das palavras que rimam.
O Auto da Barca do Inferno
Nessa estrofe de “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, há igualdade métrica, pois todos os versos possuem a mesma quantidade de sílabas métricas ou poéticas.
Ó/ Ca/va/lei/ros/ de/ Deus,
1 2 3 4 5 6 7
A/ vós/ es/tou/ es/pe/ran/do,
1 2 3 4 5 6 7
Que/ mor/res/tes/ pe/le/jan/do
1 2 3 4 5 6 7
Por/ Cris/to,/ Se/nhor/ dos/ Céus!
1 2 3 4 5 6 7
> Só se conta até a última sílaba tônica do verso (a sílaba em negrito).
O esquema de rimas é o seguinte:
Ó Cavaleiros de Deus, (A)
A vós estou esperando, (B)
Que morrestes pelejando (B)
Por Cristo, Senhor dos Céus! (A)
Sois livres de todo o mal, (C)
Mártires da Madre Igreja, (D)
Que quem morre em tal peleja (D)
Merece paz eternal. (C)
É o esquema ABBC e CDDC, ou seja, a estrofe é formada por rimas interpoladas ou opostas.
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