Sociologia, perguntado por robertacsantos50221, 2 meses atrás

Httpartelatina2009. Blogspot. Com/2009/08/brasil-8. Html (Imagem da obra Tecelãs)

1. A imagem (Tecelãs, Rosana Paulino) mostra um detalhe da instalação Tecelãs, da artista plástica Rosana PAulino. A obra é composta de diversos seres humanos nascendo de casulos. Com base nessa metáfora, quais aspectos da constituição do sujeito moderno são obstáculos à emancipação humana?

2. Qual é a importância do autoconhecimento e da crítica social para que o sujeito social possa se descobrir como alguém em busca da emancipação e liberdade?

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilapsd
1

Podemos inferir sobre a obra Tecelãs de Rosana Paulino que as mulheres fora do arcabouço convencional, se espalham pela tela, se contorcendo para sair dos casulos que elas mesmas constroem com fios tirados de dentro de si.

1. Aqui se retrata a metamorfose, reconstrução, a partir de linhas de fuga que escapam pelas fissuras de uma sociedade que foi pensada pelos homens e para os homens, conceitos que atravessam diferenças de linguagem e de prisma para se plasmar sob uma ótica de gênero. Se prender a velhos conceitos impede a emancipação humana.

2. A reflexão sobre quem somos e como nos colocamos na sociedade nos tira da zona de conforto. Essa habilidade nos projeta ao futuro a partir do abandono sob velhos hábitos. Esse processo é contínuo e perdura por toda vida. Não há evolução sem transmutação. Entretanto para que isso ocorra devemos estar disponíveis e dispostos.

Rosana Paulino

Natural de São Paulo, é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em gravura pelo London Print Studio.

Suas obras têm como foco principal as questões sociais, étnicas e de gênero, mais especificamente, a mulher negra brasileira.

Nesse sentido, sua produção busca questionar os estereótipos de beleza e comportamento historicamente associados às mulheres negras e mestiças. Chama a atenção também para a violência dirigida à população negra, incitando uma reflexão crítica sobre a contemporaneidade e a vida da própria artista.

Aprenda mais sobre Rosana Paulino aqui: https://brainly.com.br/tarefa/32170232

#SPJ4

Perguntas interessantes