Howard Gardner, no início da década de 1980, revolucionou os estudos e reflexão sobre o tema da inteligência, criando as inteligências múltiplas. Uma das inteligências múltiplas aborda a capacidade da pessoa em visualizar, transformar e modificar percepções e poder recriar uma realidade visual. São pessoas que possuem facilidade de perceber o mundo com os detalhes de suas formas, objetos, tamanhos, localização com uma precisão invejável, para os que não possuem esta habilidade (CORREIA, 2015). CORREIA, Maria Joana Casagrande. Introdução à Psicologia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2015. Essas características se referem à: Alternativas Alternativa 1: Inteligência espacial. Alternativa 2: Inteligência corporal. Alternativa 3: Inteligência cinestésica. Alternativa 4: Inteligência interpessoal. Alternativa 5: Inteligência linguística e verbal.
Soluções para a tarefa
Olá.
A resposta correta está na alternativa 1 - Inteligência espacial. Justifico.
A Inteligência espacial, como o próprio nome sugere, está diretamente ligado ao "espaço" - no caso, o espaço físico. Esse tipo de inteligência se destaca pela peculiar observação e imaginação sobre elementos no espaço. Quem possui esse tipo de inteligência, muitas vezes, foca-se em arte, arquitetura ou outra área que vá permitir que possa "aplicar sua visão" (na área de TI, os jogos e a realidade virtual são exemplos de aplicação). Sempre que pensar nesse tipo de inteligência, lembre-se da multiplicidade de pinturas e ilustrações que demonstram perspectivas através de técnicas diferentes (ex.: pontilhismo, xilografia, realismo, caricaturismo, geometrismo, etc.) - como dito no enunciado, as pessoas que portam esse tipo de inteligência são capazes de alterar ou criar percepções.
Para as outras alternativas, detalho brevemente.
As alternativas 2 e 3 são inválidas, pois não existe apenas "inteligência corporal" ou "inteligência cinestésica", mas sim um conjunto que se complementa com as duas partes: inteligência corporal cinestésica. Esse tipo de inteligência se destaca pela capacidade de movimentação e recepção de estímulos corporais. Os exemplos mais clássicos estão em dançarinos/as.
A inteligência interpessoal destaca-se por criar pontes entre os indivíduos, interligando-os e permitindo compreensão (pense em empatia) e a possibilidade de intervenção no/com o outro. Pessoas com esse tipo de inteligência, muitas vezes, foca-se em trabalhos mais ligados ao campo social, como as áreas da Psicologia, assistência social, pedagogia.
A inteligência linguística e verbal destaca-se por permitir maiores capacidades de compreensão e eloquência em línguas. Pessoas com esse tipo de inteligência, muitas vezes, focam-se no estudo/aprendizado de linguagens ou algo que permita melhor o seu uso (como o caso de escritores).
Por fim, relembro que a resposta correta está na alternativa 1.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos