Hora da interação pelo chat
Mostre que você já sabe. O popular cafezinho é uma mistura de
aguanagudemos ainda acrescentar açúcar.
No processo de preparação do café, o que está acontecendo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na água quente, o pó do café acaba se diluindo, se dissolvendo. Por isso, quando vamos separar a água com o coador, estamos fazendo uma filtração simples. O coador faz o papel de um papel de filtro.----------------------------
--------------------------------------------------
--------_-----------_-------_-------_-------_------
Os processos de preparo do café são divididos em três tipos:
Preparo por Via Seca (sem eliminação da casca resultando no café natural)
É o processo mais utilizado, cujo produto ao ser colhido, sai direto da lavoura para ser secado com casca ao natural em terreiros ou secadores mecânicos, podendo os frutos antes de ir para secagem, passarem pela estrutura lavador/separador de café.
O lavador/separador faz a limpeza e separação dos frutos, propiciando uma secagem específica e uniforme, melhorando a classificação de tipo do produto com menos defeitos, controla os grãos fermentados na planta por efeito das condições climáticas durante a mudança do estádio maduro para seco e contribui para melhorar a qualidade da bebida.
Preparo por Via úmida (com eliminação da casca e da mucilagem resultando no café despolpado)
Trata-se do processo de preparo do café, tendo a fase de fermentação com posterior lavagem, para eliminação da mucilagem, originando o café despolpado, desmucilado ou lavados, apresentando melhor classificação quanto ao tipo e bebida. Este processo é muito usado para produção de sementes, porém exigindo maiores cuidados no despolpamento, devido existir muita desuniformidade quanto ao tamanho dos frutos.
Após a colheita, de preferência seletiva composta por frutos maduros, encaminha-se a produção para o lavador/separador, propiciando a limpeza de impurezas e separação dos frutos cerejas. Depois os frutos cerejas seguirão para o despolpador onde serão descascados e despolpados, indo em seguida para os tanques de fermentação para eliminação da mucilagem, complementada por uma lavagem, deixando o café totalmente desmucilado.
Além da melhoria da qualidade do produto, este preparo propicia a diminuição do volume para secagem, requerendo menor área de terreiro e com menos tempo de secagem, entretanto exige investimentos em infra-estrutura, maior requisição de mão-de-obra e elevado custo operacional.
Preparo por Via Semi-úmida (com eliminação da casca resultando no café cereja descascado)
Existe tendência para se adotar este preparo do café, principalmente em regiões com alto índice de pluviosidade e umidade que prejudicam a colheita e a secagem dos grãos. Os frutos colhidos são colocados para secarem separadamente, havendo apenas a ocorrência do prévio descascamento dos frutos cereja, sem passar pelo tanque de fermentação, resultando no café cereja descascado de qualidade bem superior, apresentando uma melhor classificação de bebida, propiciada pela alta atividade da enzima polifenoloxidase, maior índice de coloração e mais baixo teor de acidez.
Este preparo tem inicio com todo café colhido passando pelo lavador/separador, sendo o café bóia separado indo direto para o terreiro de secagem, enquanto o café verde e o café cereja misturados vão para o descascador. No descascador o café verde pelo fato de ser mais rígido e não possuir ainda mucilagem é separado mecanicamente sob pressão indo para o terreiro de secagem, enquanto o café cereja é descascado por processo mecânico. Em seguida o café cereja descascado pode ser levado direto para o terreiro de secagem ou antes passar num degomador mecânico para retirada do excesso de mucilagem.