Saúde, perguntado por thaiis17, 1 ano atrás

Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente. Ou seja, para que o equilíbrio seja possível, o organismo precisa não só perceber que o sistema está desregulado, como também ser capaz de voltar a seus parâmetros padrões. Esse delicado e rigoroso controle da homeostase é chamado feedback (retroalimentação) e pode funcionar de duas maneiras:
• Feedback negativo: o mais utilizado pelo organismo cuja resposta é sempre contrária ao estímulo que produz o desequilíbrio (mecanismo de compensação)
• Feedback positivo: utilizado em situações específicas do corpo conjunto de respostas produzido pelos sistemas soma-se ao desequilíbrio inicial
De acordo com seu conhecimento sobre homeostase, explique que tipo de feedback está ocorrendo nas situações abaixo:

1. A concentração de oxigênio e gás carbônico são extremamente importantes para a manutenção da homeostase. Suponha que um indivíduo sedentário tenha resolvido realizar um exercício físico intenso por 30 min. Explique como a homeostase e o feedback funcionam na respiração (ventilação, capacidade e volume respiratórios) durante:
a) 1 minuto inicial
b) 20 minutos
c) 30 minutos após exercício


Luflo: Qual a resposta ?
thaiis17: tbm quero saber kkk

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
4

   Olá! Ao iniciarmos um exercício físico, nossas células musculares começam a trabalhar de forma mais intensa, o que significa maior gasto energético. Esse gasto energético é representado pela quebra de ATP.

  Contudo, para que ocorra a quebra de ATP, é necessário que exista ATP formado, processo que envolve a utilização de oxigênio e o desprendimento de gás carbônico.

  Sendo assim, no começo da atividade física nosso organismo reconhece uma necessidade maior de oxigênio, atuando através do feedback negativo para que o sistema respiratório funcione de forma mais rápida e efetiva, para captar mais oxigênio e liberar mais rapidamente o gás carbônico. Após alguns minutos, esse feedback estabiliza e se estabelece uma respiração constante, mais acelerada que a basal, porém não mais em contínuo crescimento.

  Após o exercício, o nosso centro controlador da respiração identifica no sangue que as quantidades de oxigênio estão maiores do que a necessária, enviando então uma resposta em forma de feeckback negativo para que diminua o ritmo respiratório, voltando ao basal em alguns minutos.

Perguntas interessantes