Música, perguntado por pedrosalvagni133, 10 meses atrás

homens. Os deuses gregos eram concebidos à imagem e semelhança
do homem, com ações, emoções e pensamentos humanos. Por sua
Vez, na arquitetura grega, destacam-se os templos construidos para
seus deuses, cujos projetos são ainda estudados pela sua relevância
histórica e singularidade. Na política, o legado da cultura grega,
especificamente da cidade Estado de Atenas, foi a democracia, que
possibilitou a participação dos cidadãos na escolha dos rumos políticos,
sociais e econômicos de sua cidade.
a) Segundo o texto, o teatro tinha uma função importante na sociedade
grega. Pesquise sobre a tragédia e a comédia representadas na Grécia
Antiga e as explique.
10 - Com base no texto da questão anterior, responda: o que é
democracia? Por que a democracia é tão importante na Grécia Antiga?
Justifique​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanoelrodolfodranka
20

Resposta:

a=O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações, que duravam seis dias, em honra ao deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.

Seu florescimento ocorreu entre 550 a.C. e 220 a.C., sendo cultivado em especial em Atenas, que neste período também conheceu seu esplendor, mas espalhou-se por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África. Sua tradição foi depois herdada pelos romanos, que a levaram até as suas mais distantes províncias, e é uma referência fundamental na cultura do ocidente até os dias de.

10=Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.

Explicação: marque como melhor resposta

Respondido por AnthonioJorge
3

O texto dramático escrito é aquele que foi escrito para ser dramatizado, ou seja: para ser encenado por atores, como em uma peça de teatro.

São exemplos clássicos de texto dramático escrito as comédias, as tragédias e os dramas históricos de Shakespeare, bem como as tragédias gregas que restaram de autores como Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

O que move o texto dramático escrito são as personagens: não havendo narrador que conduza a trama ou narrador onisciente que especule sobre o estado psicológico e espiritual das personagens, é na fala e nas ações das personagens que o drama se desenrola.

Outro artifício comumente usado no texto dramático escrito é o coro. Ainda que mais presente em Ésquilo do que em Eurípedes, por exemplo, a função do coro é a de ecoar as ações feitas pelas personagens, dando pontual gravidade para o drama e provocando o espectador à reflexão sobre determinadas questões levantadas.

Os principais autores do teatro da Grécia Antiga são Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes e Aristóteles.

Os três primeiros (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes) são considerados os grandes tragediógrafos. Aristófanes é o mestre da comédia. Aristóteles é o grande crítico do teatro grego, devido à obra Poética.

Ésquilo (525 Elêusis-455, Gela) De cerca de noventa, sobraram apenas sete peças. Excetuando-se Os Persas, todas são trilogias. Em Ésquilo, os deuses estão por todo o lado, o que não significa que se trate de um mundo em ordem. É um mundo que aspira à ordem. Há fé profunda na ação divina, acompanhada de um tremendo temor, como Orestes expõe ao ver que Apolo não o auxilia após cumprir a ordem do deus de matar sua mãe. Zeus é o portador do verdadeiro sentido deste mundo.

Sófocles (497-406) Foram cerca de 120 peças realizadas por Sófocles – e sobraram só 7, tal como em Ésquilo. Conheceu o império ateniense e permaneceu em Atenas, mesmo assistindo, no fim de sua longa vida, o dissabor da guerra do Peloponeso.

Sófocles fez as personagens se explicarem e introduziu o que Aristóteles chamaria de “peripécias”: reviravoltas verossímeis e necessárias, que seriam ainda mais usadas por Eurípedes. É o “golpe do teatro”.

A diferença central das peças de Sófocles e Ésquilo é a seguinte: A vontade dos deuses dita os caminhos do mundo em ambos, mas enquanto em Ésquilo há um aprendizado dos homens em relação ao sentido deste destino ordenado por Zeus, que exige expiação da culpa e leva o homem ao discernimento através da dor, em Sófocles tudo que acontece é divino: não se procura o sentido por trás do acontecer.  

Eurípedes (485, Salamina - 406, Macedônia) O mais trágico, segundo Aristóteles. Diz-se que enquanto Sófocles retratava o homem como ele deveria ser, Eurípedes retratou o homem como ele realmente era. E o ser humano de Eurípedes é mais sozinho. Há 17 peças que sobraram das 80 ou 90 peças que a tradição diz.

Apesar de ser apenas quinze anos mais novo do que Sófocles, pertence a outra época intelectual e possui um temperamento oposto ao do seu antecessor. Audácia crítica e perfume de amargura são características de suas peças, típicas de uma Atenas que se desfaz e, com ela, a tragédia como manifestação coletiva.

Aristófanes é considerado o pai da comédia. Suas peças se caracterizam pela sátira constante de personagens das épocas, principalmente no que diz respeito aos filósofos Sócrates e Platão.

Suas principais peças são:

  • As Vespas
  • As Nuvens
  • A Grave do Sexo
  • As Aves
  • As Rãs

Aristóteles, por sua vez, é talvez a maior mente da antiguidade. Sua crítica às tragédias está presente no primeiro livro da Poética, mas, mesmo sendo extremamente importante até os dias atuais, principalmente a quem se interessa pela escrita de dramas e tragédias para quaisquer meios, a Poética permanece sendo uma parte da imensa obra deste gigante da humanidade.

Para saber mais sobre Aristóteles: brainly.com.br/tarefa/26117800

Anexos:
Perguntas interessantes