HOMEM TROCADO :O homem acorda anestesiado e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.
_ Tudo perfeito _ diz a enfermeira, sorrindo.
_ Eu estava com medo desta operação...
_ Por quê? Não havia risco nenhum.
_ Comigo, sempre há riscos. Minha vida tem sido uma série de enganos...
E conta que os enganos começaram com o seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro de olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com a sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.
_ E o meu nome? Outro engano.
_ Seu nome não é Lírio?
_ Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e ...
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.
_ Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de trezentos reais.
_ O senhor não faz chamadas interurbanas?
_ Eu não tenho telefone!
Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.
_ Por quê?
_ Ela me enganava.
Fora preso por engano. Várias vezes . Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:
_ O senhor está desenganado.
Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.
_ E você diz que a operação foi bem...
A enfermeira parou de sorrir.
_ Apendicite? – perguntou hesitante.
_ É. A operação era para tirar o apêndice.
_ Não era para trocar de sexo?
ATIVIDADES:
Por que este texto é engraçado, uma comédia?
Quais são os personagens?
O que há de engraçado na personagem principal?
Esta história poderia ter acontecido na vida real? Justifique.
O desfecho desta história é previsível, esperado? Justifique.
Qual o foco narrativo deste texto? Comprove com um trecho do texto.
Que elementos indicam que esta narrativa é de humor?
Quais os tempos verbais predominantes no texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) o texto faz uma sátira com o fato de que por toda a vida descrita pelo homem a enfermeira ele fora "trocado", o foco de humor da historia predomina no final quando nos e revelado que na verdade masi uma vez acontecera um erro em sua vida.
B) o Homem e a enfermeira
C) não. Ja que o intuito do texto e a diversão ele passa um irrealismo na historia, ja que seria algo de extrema dificuldade que aconteça em um mundo como o nosso
D) não. O rumo da historia da a entender que algo de bom finalmente aconteceria ao Homem e no final é mostrado uma virada, que da o humor a historia
E)foco narrativo da terceira pessoa, o narrador não se coloca na historia apesar de conhecela completamente (Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro de olhos redondos) nesse trecho podemos observar que ele conheçe toda a historia de sua vida, mesmo sabendo que ele e o protagonista nunca se da sua propria relevancia
F) o final apresenta uma virada inesperada ao leitor
G) passado
(as resposta que eu dei podem não estar completamente corretas, eu escrevi tudo com base no meu conhecimento de lingua portuguesa. espero ter ajudado <<<<<<3)