Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre e oficial, em suma, opressores e oprimidos sempre estiveram em constante oposição; empenhados numa luta 48 U1 - Teoria clássica: as matrizes da sociologia da educação 2. As contradições sociais são basilares para o pensamento marxiano. O trecho destacado da obra do autor fala sobre a luta de classes e o movimento de transformação que ele ocasiona. A respeito da relação entre luta de classes e história selecione a resposta correta: a) Marx inventou uma teoria que concedia mais poderes aos pobres que aos ricos. Para ele, a história era sempre modificada pelos dominados, que tinham como objetivo tornarem-se dominantes. b) O proletário é o único sujeito histórico revolucionário. Marx afirmava que essa classe, para se libertar do modelo de produção capitalista, criaria uma nova sociedade igualitária, baseada em novas relações de produção e trabalho. c) A pequena burguesia era, para Marx, a classe com potencial para se tornar dirigente por ser mais culta e instruída. Ela seria responsável por suprimir a luta de classes e mudar a história. d) A burguesia era, para Marx, a classe dominante invencível. Ela sempre criaria estratégias para impedir a pequena burguesia de fazer a revolução por meio da luta de classes e, por isso, a história é cíclica. e) Para Marx, a luta de classes não tinha relação com a história. A transformação que ele fala no trecho se refere apenas à luta de classe e aos grupos dominantes. sem trégua, ora velada, ora aberta, luta que a cada etapa conduziu a uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou ao aniquilamento das du
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa B está correta.
Inicialmente, vemos que a expansão do capitalismo, modernizou e expandiu as formas de negócio, bem como do mercado de trabalho ao nosso redor, fato que está diretamente ligado a grande expansão do mercado, e, assim uma quebra de ferramentas utilizadas outrora.
Deste modo, é por isso que a burguesia se tornaria condenada, visto que o mercado capitalista vive em constante mudança dinâmica, e, a burguesia acabaria gradualmente se tornando alguma outra classe.
Respondido por
0
Resposta:
b)- o preletàrio é o único sujeito histórico revolucionário, Marx afirmava que essa classe, para se libertar do modelo de produção capitalista, criaria uma nova sociedade igualitária, baseada em novas relações de produção e trabalho.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás