Homem, Cultura e Sociedade 1
1) Sobre a realidade social, analise as asserções abaixo e a relação entre elas:
I – É através da interação que o sujeito vai sistematicamente recebendo informações sobre valores, atitudes e regras, podendo então, compor-se como mais um indivíduo daquela comunidade.
PORQUE
II – O "ser pensante" se constrói na relação com seus pares. Trazemos conosco a necessidade essencial de sermos acolhidos num ambiente social, de interagirmos e nos relacionarmos com outros para garantirmos nosso desenvolvimento como seres humanos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
b)A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
c)As asserções I e II são falsas.
d)As asserções I e II são verdadeiras e I contrapõe a II.
e)As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I.
2)A sociologia nos permite olhar a realidade sob óticas variadas. Qual a ótica de Max Weber?
Alternativas:
a)Explicou os fatos à luz da luta de classes.
b)Explicou os fatos à luz do poder panóptico.
c)Explicou os fatos à luz dos fatos sociais
d)Explicou os fatos à luz da solidariedade mecânica e orgânica
e)Explicou os fatos à luz da Explicou os fatos à luz da subjetividade do agente social.
3)É necessário compreender a realidade histórica em suas contradições para tentar superá-las dialeticamente. A luta dos contrários é o motor do pensamento e da realidade; e a vida espiritual da sociedade é um reflexo da vida material.
O trecho representa o pensamento de qual autor?
Alternativas:
a)Émlie Durkheim.
b)Karl Marx.
c)Max Weber.
d)Friedrich Nietzsche.
e)Michel Foucault.
4)O Ato Institucional nº 5, conhecido usualmente como AI-5, foi um decreto emitido pela Ditadura Militar durante o governo de Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968.
O que o AI-5 instituiu?
Alternativas:
a)Limitou a mídia, os movimentos sociais e as liberdades civis.
b)Depois o presidente João Goulart.
c)Instaurou o Milagre Econômico.
d)Decretou a redução da maioridade penal.
e)Reabertura da democracia.
5)Para Émile Durkheim, pode ser considerada fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma ___________________exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é _______________ na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência ______________, independente de suas manifestações individuais.
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas acima?
Alternativas:
a)exaltação – singular - comum
b)gratificação – dada - viva
c)coerção - geral – própria
d)deliberação – excepcional – inadequada
e)autonomia – ordinária – opressora
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) E
2) E
3) B
4) A
5) C
Explicação:
QUESTÃO 1
e)As asserções I e II são verdadeiras e a II fundamenta a I.
Ao interagir as pessoas trocam informações, regras e valores. Para nos desenvolvermos como seres humanos temos a necessidade de nos relacionarmos, interagirmos e sermos acolhidos em um ambiente social.
QUESTÃO 2
e) Explicou os fatos à luz da Explicou os fatos à luz da subjetividade do agente social.
Conforme a ótica weberiana, a sociologia é em sua essência hermenêutica, estando em busca dos motivos últimos e do significado que os indivíduos atribuem as ações que tem: nesse sentido a sociologia é "compreensiva". Weber tinha como principal objetivo compreender o sentido que cada indivíduo dá a sua conduta e, assim, perceber a sua estrutura inteligível ao invés da análise das instituições sociais.
QUESTÃO 3
b)Karl Marx.
Nascido na Prússia, foi um filósofo, historiador, economista, sociólogo, revolucionário e jornalista.
Viveu uma boa parte da sua vida no Reino Unido, em Londres.
QUESTÃO 4
a) Limitou a mídia, os movimentos sociais e as liberdades civis.
O Ato Institucional Número Cinco foi o 5º dos 17 decretos grandes que a ditadura militar emitiu nos anos após ao golpe de estado de 1964, no Brasil.
QUESTÃO 5
c)coerção - geral – própria
Completando:
Para Émile Durkheim, pode ser considerada fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.
Bons estudos!