Biologia, perguntado por rarissonl19, 10 meses atrás

Homem 54 anos com história de transtorno bipolar, apresenta queixa de poliúria. Há 10 meses o paciente tem se mantido estável usando lítio. Ele precisa levantar-se quatro a cinco vezes à noite para urinar. Tem queixa de sede frequente. Nega polifagia, dificuldade em iniciar a micção e gotejamento pós-miccional. Exame de próstata não revela nenhuma anormalidade. O exame de urina revela urina bem diluída, sem glicose ou outra anormalidade. Os eletrólitos séricos apresentam um ligeiro aumento da concentração de sódio. Diagnóstico de diabetes insípido é considerado. Responda: 1 – Você suspeita de diabetes insípido central ou nefrogênica? Por quê? 2 - Como o lítio provoca diabetes insípido? 3 - O que poderia ocorrer se esse paciente fosse incapaz de manter uma ingestão suficiente de água?

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
0

  A suspeita principal seria de diabetes insípidus nefrogênica, devido ao uso prolongado de lítio por esse paciente, o que pode ocasionar nessa nefrotoxicidade causada por uma disfunão tubular pelo lítio, e culminar em um diabetes insipidus a partir dos rins.

  Esse paciente, caso não possuísse uma boa ingestão de água, poderia ter uma insuficência renal aguda pré-renal, devido ao pequeno aporte hídrico.

  Além disso, o paciente como um todo estaria desidratado, provocando uma série de distúrbios eletrolíticos que poderiam levá-lo à morte.

Perguntas interessantes