Saúde, perguntado por anakarolineres, 1 ano atrás

Homem, 50 anos, Atendido no Setor de Emergências com dor epigástrica intensa, tipo queimação, sem irradiação, que piorava com alimentação e por vezes manifestando-se durante a madrugada. Refere início do quadro há mais ou menos 2 meses, após ter iniciado o uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINEs) ? diclofenaco de sódio, utilizado por dor no joelho direito, o mesmo relatou a presença de sangue nas fezes.
De acordo com o conteúdo abordado, analise as afirmativas abaixo:
I. No presente caso trata-se de uma úlcera gástrica relacionada ao uso prolongado de AINEs.
II. Os AINEs tradicionais inibem a secreção de prostaglandinas, bloqueando as cicloxigenases 1 e 2 (COX 1 e COX 2) perdendo a proteção gástrica pela inibição da COX2.
III. O tratamento da úlcera pode ser realizado com um inibidor de bomba de prótons associado ao sucralfato, que favorece a cicatrização da úlcera.
IV. Para alívio dos sintomas pode ser utilizado antiácidos.
Assinale a afirmativa que corresponde às assertivas:
Alternativas
Alternativa 1: Estão corretas I e II
Alternativa 2: Estão corretas I, II e III
Alternativa 3: Estão corretas I, III e IV
Alternativa 4: Estão corretas II, III e IV
Alternativa 5: Todas estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaCarolinaBispo
2

Oi!

Sua questão é sobre Farmacologia.

I. No presente caso trata-se de uma úlcera gástrica relacionada ao uso prolongado de AINEs.

Verdadeira. O paciente apresenta sintomas característicos de úlcera gástrica, devido produção aumentada do ácido clorídrico e ataque desse à mucosa do estômago.

AINEs são antiinflamatórios não-esteroidais que atuam inibindo a ação das enzimas ciclooxigenases, que são responsáveis pela produção de proglasdinas protetoras da mucosa estomacal. Portanto, o uso prolongado de AINEs promove a desproteção dessa mucosa, promovendo o desenvolvimento de úlceras gástricas.

II. Os AINEs tradicionais inibem a secreção de prostaglandinas, bloqueando as cicloxigenases 1 e 2 (COX-1 e COX-2) perdendo a proteção gástrica pela inibição da COX-2.

Falsa. A proteção gástrica é feita pela Prostaglandina  I_{2}  ( PgI_{2}  ), que é produzida pela ciclooxigenase 1, ou COX-1, e não pela COX-2.

III. O tratamento da úlcera pode ser realizado com um inibidor de bomba de prótons associado ao sucralfato, que favorece a cicatrização da úlcera.

Verdadeiro. Um fármaco inibidor da bomba de prótons irá diminuir a secreção de ácido no estômago, diminuido assim a ação do ácido estomacal na mucosa gástrica e, consequentemente, diminuindo a formação de lesão na mucosa.

O sucralfato é um fármaco altiulceroso, que forma uma camada protetora nas lesões ulcerosas, protegendo-as da ação do ácido estomacal. Essa ação ajuda na cicatrização da lesão por impedir o contato do ácido com a lesão já formada.

IV. Para alívio dos sintomas pode ser utilizado antiácidos.

Verdadeira. Os antiácidos são fármacos que promovem o aumento do pH estomacal, diminuindo a sensação de queimação (dor epigástrica). Além disso, favorecem o tratamento da úlcera gástrica por diminuir a ação do ácido estomacal nas lesões ulcerosas.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa III: estão corretas I, III e IV.

Espero ter te ajudado!

Abraços!

Perguntas interessantes