Saúde, perguntado por gisouzagiselegi, 1 ano atrás

Homem, 50 anos, apresentando história pregressa de alcoolismo crônico e cirrose hepática, foi transferido do setor de internação para o serviço de urgência do hospital, devido a ocorrência de uma hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofágicas. O exame de imagem do abdome revelo acúmulo de líquido peritoneal na cavidade abdominal (ascite) e acentuada dilatação da veia porta do fígado, indicando diagnóstico de hipertensão portal. Como o paciente não respondeu adequadamente ao tratamento medicamentoso, foi realizado um procedimento cirúrgico onde a veia esplênica foi ligada à veia renal (“shunt” esplenorrenal), com o objetivo de desviar a circulação portal para a circulação sistêmica e, assim, reduzir a hipertensão portal e melhorar a função hepática.

Considerando o caso clínico acima descrito, responda:

Quais são as tributárias que formam o vaso acometido no caso clínico descrito?

Escolha uma:
Veia mesentérica inferior e veia esplênica.
Veia mesentérica superior e veia mesentérica inferior.
Veia mesentérica superior e veia esplênica.
Artéria mesentérica superior e veia mesentérica inferior
Veia mesentérica inferior e artéria esplênica

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
10

A alternativa correta é a Veia mesentérica inferior e veia esplênica.

A artéria mesentérica superior é responsável pela irrigação sanguínea de parte do pâncreas, todo o intestino delgado (exceto parte do duodeno), e de parte do intestino grosso. Origina-se da aorta abdominal, abaixo da origem do tronco celíaco.

A veia esplênica (pt-BR) ou veia esplénica (pt) (no passado chamada de veia lienal) é um vaso sanguíneo que drena sangue do baço.

Se une com a veia mesentérica superior, para formar a veia porta e segue um curso superior ao pâncreas, próximo de sua artéria, a artéria esplênica.

Espero ter ajudado.


annecarolf: Eu não entendi, a resposta q a moça deu foi veia mesentérica inferior, mas não seria SUPERIOR? Obrigada.
Perguntas interessantes