Homem, 33 anos, traqueostomizado, em uso de respirador portátil para auxílio respiratório. É levado à Unidade de Pronto-Atendimento apresentando cianose de extremidades e perceptível dificuldade respiratória. A família informa que o aparelho está alarmando constantemente e que tentaram aspirar o familiar, mas não conseguiram. A técnica de enfermagem informa que no local só atendem crianças e orienta-os a se dirigirem ao próximo pronto-atendimento, a 2 quilômetros do local. No caminho, o homem foi a óbito. Em relação às responsabilizações legais, o ato cometido pela técnica de enfermagem, classifica-se como:
Soluções para a tarefa
Resposta: Negligência !
Explicação: A negligência, entre vários outros aspectos, pode ser conceituada como falta de cuidado, de precaução, inércia psíquica, a indiferença do agente que, podendo tomar as cautelas exigíveis, não o faz por displicência ou preguiça mental. É não fazer o que deveria ser feito antes da ação descuidada.
Esta técnica de enfermagem, ao recusar atendimento a um homem com a justificativa de que só se atenderiam crianças na UPA, e ignorar os sintomas severos que estava sentindo (cianose de extremidades e dificuldade respiratória), levando ao seu óbito, cometeu um ato de negligência médica.
Negligência, imprudência e imperícia
Negligência é caracterizada por omissão e desleixo, causando riscos desnecessários ao paciente.
Imprudência por sua vez trata-se de falta de cautela, de tomada de decisões precipitadas, por vezes incorretas.
Imperícia é quando o profissional não possui o conhecimento necessário para realizar um procedimento, e mesmo assim o faz, muitas vezes com consequências irreparáveis para o paciente.
Na situação da questão houve omissão de atendimento levando ao óbito do paciente, caracterizando negligência médica.
Para saber mais sobre erro médico veja:
https://brainly.com.br/tarefa/18656102
#SPJ2