Pedagogia, perguntado por snaikbolado, 5 meses atrás

Hoje, vamos dialogar sobre um tema bastante atual e muito relevante para esse contexto de educação 4.0: Cultura Maker: “faça você mesmo”

Esse novo modelo de prática pedagógica atende aos pilares da Educação 4.0, que objetiva fugir dos padrões tradicionais de aulas, como por exemplo, quadro negro, giz, telão e power point, o qual coloca o professor à frente da sala de aula como detentor de todo o conhecimento. Essa nova proposta, diferentemente, objetiva fazer com que o aluno seja protagonista na aquisição de conhecimento intelectual. Assim, as aulas serão mais participativas, colaborativas e menos teóricas, compostas por atividades interessantes, desafiadoras e que estimulem, sobretudo, a resolução de problemas.

Então, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para o debate em questão, além da leitura desse tema no decorrer das unidades dessa disciplina, sugiro as seguintes leituras:

“Cultura maker: o que é e como aplicá-la na educação”: Para ler na íntegra, acesse o link:
.

“Cultura Maker e educação para o século XXI: relato da aprendizagem mão na massa no 6º ano do ensino fundamental/integral do SESC ler goiana”: Para ler na íntegra, acesse o link:

.

“Facilitador, mentor e mediador: o novo papel do professor na escola”: .

Caro(a) estudante, agora, após ler, entender e refletir sobre o assunto, responda a pergunta e apresente exemplos de novas práticas pedagógicas desenvolvidas com literatura literária dentro dessa nova perspectiva:

Como levar a Cultura Maker para dentro da sala de aula?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
1

Sobre a cultura maker, é possível levá-la através do estímulo dos alunos no  desenvolvimento de jogos coletivos tanto dentro da sala de aula como em oficinas para todos da escola participarem.

A importância da aplicação da cultura maker

Ela se torna essencial ao trabalhar com a desenvolção de conhecimentos e competências incentivando a criação, imaginação e as atividades motoras. Só tem benefícios a trazer pois ele visa a pesquisa e o reconhecimento de problemas do mundo real para que as crianças possam lidar com eles da melhor maneira possível, além de se sentirem realmente capazes de resolvê-los.

Espero ter ajudado! Complemente seus estudos aprendendo sobre jogos pedagógicos em https://brainly.com.br/tarefa/5452319

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes