Hoje se questiona um ensino de Língua Portuguesa que há muito tempo se pratica nas escolas brasileiras. Segundo Travaglia, o ensino da gramática deve proporcionar o desenvolvimento da competência linguística do aluno. A partir dessas considerações, observe as práticas abaixo e assinale a alternativa que aponta aquela que não está de acordo com o que afirma o autor.Prática I: A professora Ana Lúcia explicou para os alunos o conceito de adjetivo e, em seguida, solicitou que eles se valessem dessa classe gramatical na produção de um texto do gênero autorretrato. Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo.Prática III: A professora Rafaela Santos, ao expor o conceito de pronomes, explicou aos alunos que essa classe gramatical funciona como elementos de coesão. Em seguida, propôs que eles reescrevessem um texto, substituindo os termos repetidos por pronomes.Prática V – A professora Ana Carla pediu que seus alunos descrevessem as ações que realizam no dia a dia. Em seguida, pediu que sublinhassem cada uma destas ações e então explicou o conceito de verbo.Prática IV: A professora Dulce Farias expôs aos alunos o conceito de conjunção e salientou que essa classe gramatical serve como operador argumentativo. Em seguida, apresentou-lhes a seguinte frase introdutória: “A prática de exercícios físicos é muito importante...”, e solicitou-lhes que produzissem argumentos que justificassem tal afirmativa. Para tanto, eles deveriam se valer de conjunções como “porque”, “pois” etc.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
Podemos compreender diante do evidenciado que todas as alternativas representam maneiras de promoção do estudo além de aprendizado da língua portuguesa pelos alunos. Isso porque todas apresentam de forma correta pr´´aticas em que os alunos podem entrar em contato com os conceitos além de desenvolver o conhecimento.
Logo, podemos evidenciar que nenhuma das alternativas devem ser assinaladas, certamente.
Respondido por
7
Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo.
Perguntas interessantes