Hoje se questiona um ensino de Língua Portuguesa que há muito tempo se pratica nas escolas brasileiras. Segundo Travaglia, o ensino da gramática deve proporcionar o desenvolvimento da competência linguística do aluno. A partir dessas considerações, observe as práticas abaixo e assinale a alternativa que aponta aquela que não está de acordo com o que afirma o autor.
Prática I: A professora Ana Lúcia explicou para os alunos o conceito de adjetivo e, em seguida, solicitou que eles se valessem dessa classe gramatical na produção de um texto do gênero autorretrato.
Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo.
Prática III: A professora Rafaela Santos, ao expor o conceito de pronomes, explicou aos alunos que essa classe gramatical funciona como elementos de coesão. Em seguida, propôs que eles reescrevessem um texto, substituindo os termos repetidos por pronomes.
Prática V – A professora Ana Carla pediu que seus alunos descrevessem as ações que realizam no dia a dia. Em seguida, pediu que sublinhassem cada uma destas ações e então explicou o conceito de verbo.
Prática IV: A professora Dulce Farias expôs aos alunos o conceito de conjunção e salientou que essa classe gramatical serve como operador argumentativo. Em seguida, apresentou-lhes a seguinte frase introdutória: “A prática de exercícios físicos é muito importante...”, e solicitou-lhes que produzissem argumentos que justificassem tal afirmativa. Para tanto, eles deveriam se valer de conjunções como “porque”, “pois” etc.
Soluções para a tarefa
Olá!
A quarta alternativa não se aplica nesse contexto.
O letramento está ligado as questões acerca da leitura, escrita e o processo de socialização, onde o indivíduo é inserido nesse processo a partir da alfabetização, executando seu aprendizado na prática, neste caso, a professora Dulce não elencou corretamente como deveria ter sido colocado os elementos gramáticos.
Além disso, suas questões dialogam com as formas de comunicação de cada grupo, podendo variar a interpretação na medida que esse indivíduo irá inserir seus aprendizados em um novo espaço e assim por diante.
Valeu!
Resposta:
Prática II: A professora Carla Mendes, numa aula expositiva, explicou o conceito de verbos e, na sequência, pediu que os alunos conjugassem o verbo AMAR no presente, no pretérito perfeito e no futuro do presente do modo indicativo.
Explicação:
Correto
Esta é uma prática mecânica e descontextualizada que não proporciona o desenvolvimento da competência linguística do aluno.