Hoje, no início do século XXI, o português é irreversivelmente hegemônico, mas ainda convive, em território da Amazônia brasileira, com mais de cem línguas indígenas, cujos usuários resistiram e foram capazes de preservá-las, cuidando, zelando e lutando por elas, mesmo em condições históricas adversas. Muitos deles são bilíngues, com diferentes níveis de competência na língua portuguesa, enquanto outros continuam monolíngues em língua indígena.Uma dessas línguas, denominada língua geral ou nheengatu, teve papel histórico marcante, como meio de comunicação interétnica, porque foi ela, e não o português, a principal língua da Amazônia, presente nas aldeias, povoações, vilas e cidades de toda a região. Durante dois séculos e meio, índios, mestiços, negros e portugueses trocaram experiências e bens e desenvolveram a maioria das suas práticas sociais trabalhando, narrando, cantando, rezando, amando, sonhando, sofrendo, reclamando, rindo e se divertindo nessa língua indígena, que se firmou como língua supraétnica, difundida amplamente pelos missionários, através da catequese. Contou, para isso, inicialmente, com o apoio do próprio Estado monárquico, que, depois, em meados do século XVIII, ao modificar sua política, proibiu a língua geral e tornou obrigatório o uso da língua portuguesa.FREIRE, J. R. B. Rio Babel: A história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.Nem sempre a língua mais falada no Brasil foi o português. Segundo o texto, o português é, atualmente,a) a língua mais falada no Brasil, ainda que haja outras línguas indígenas coexistentes, sendo que a língua geral já foi predominante à portuguesa, só perdendo para esta depois da proibição do Estado no século XVIII.b) uma língua muito falada no Brasil, embora haja outras línguas indígenas na Amazônia que se sobreponham ao português, as quais foram impostas sobre a população em meados do século XVIII.c) uma língua pouco falada no Brasil, pois há outras línguas indígenas na Amazônia que são mais faladas, as quais tornaram-se oficiais no século XVIII.d) uma língua muito falada no Brasil, tanto quanto várias outras línguas indígenas da Amazônia, que se tornaram cooficiais a partir do século XVIII.e) a única língua falada no Brasil, embora tenha existido várias línguas indígenas, extintas devido à proibição do Estado no século XVIII.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a) a língua mais falada no Brasil, ainda que haja outras línguas indígenas coexistentes, sendo que a língua geral já foi predominante à portuguesa, só perdendo para esta depois da proibição do Estado no século XVIII.
Pois o portugues foi difundido no Brasil pré colonial e existe ate hoje, contudo ainda há lingua de nativos, contudo em menores quantidades.
Pois o portugues foi difundido no Brasil pré colonial e existe ate hoje, contudo ainda há lingua de nativos, contudo em menores quantidades.
Perguntas interessantes