Português, perguntado por johntuba, 11 meses atrás

Hoje não escrevo Chega um dia de falta de assunto. Ou, mais propriamente, de falta de apetite para os milhares de assuntos.Escrever é triste. Impede a conjugação de tantos outros verbos. Os dedos sobre o teclado, as letras se reunindo com maior ou menor velocidade, mas com igual indiferença pelo que vão dizendo, enquanto lá fora a vida estoura não só em bombas como também em dádivas de toda natureza, inclusive a simples claridade da hora, vedada a você, que está de olho na maquininha. O mundo deixa de ser realidade quente para se reduzir a marginália, purê de palavras, reflexos no espelho (infiel) do dicionário.– Que é isso, rapaz. Entretanto, aí está você, casmurro e indisposto para a tarefa de encher o papel de sinaizinhos pretos. Concluiu que não há assunto, quer dizer: que não há para você, porque ao assunto deve corresponder certo número de sinaizinhos, e você não sabe ir além disso, não corta de verdade a barriga da vida, não revolve os intestinos da vida, fica em sua cadeira, assuntando, assuntando… Então hoje não tem crônica. Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. I De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro: Record, 1974, p. 46. (fragmento)
Analise as proposições referentes ao texto.
I. O termo “marginália”, grifado no 2º parágrafo, significa “anotações”.
II. O sentido básico do texto é o de que “escrever é difícil”.
III. A “falta de assunto” faz com que Drummond decida que não escreveria mais.
Das proposições, é correto o que se afirma em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
12

Alternativa E: a afirmação I é correta, visto que o termo "marginália" advém de um conjunto de notas, isto é, de anotações escritas por determinado indivíduo, que são inseridas em um caderno, jornal, revista e afins.

O texto possui como sentido a ideia de que escrever é difícil para aquele sujeito, corroborando a afirmativa II. E por fim, também é verdade que a  “falta de assunto” faz com que Drummond decida que não escreveria mais.

Abraços!

Respondido por Usuário anônimo
14

Resposta:

A resposta certa é a C e não a D, como colocou o colega acima.

Explicação:

Estava fazendo uma atividade de português e escolhi a letra C, porém, vim consultar a resposta dessa questão e mudei para a letra D conforme a resposta do colega, e pra minha surpresa após sair a nota, essa questão estava errada.

A resposta correta é a C por que: em nenhum momento Carlos Drummond deixou subentendido no texto que escrever é difícil pra ele, o que ele trás é uma lamentação sobre a experiência ser triste, e não difícil, afinal ele domina a arte da escrita!

Me cadastrei aqui só pra corrigir a resposta, por que infelizmente errei essa questão após mudar minha resposta para a do colega.

Perguntas interessantes