Hoje em dia, temos duas teorias discutidas pela ciência sobre como surgiu o PRIMEIRO ser vivo de todos. Quais são elas, e o que cada uma defende?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O criacionismo, uma das ideias mais antigas sobre a origem da vida, defende que os seres vivos do nosso planeta surgiram por ação divina, assim como descrito na Bíblia, mais precisamente no livro de Gênesis. Essa ideia é até hoje muito aceita por fiéis em todo o mundo.
A panspermia é uma hipótese que afirma que a vida não surgiu em nosso planeta, mas fora dele. Essa ideia teve início com a afirmação do filósofo grego Anaxágoras, que afirmou que sementes da vida poderiam ser encontradas em todo o universo. Com essa afirmação, surgiu a ideia de que a vida poderia ter sido gerada em outro local e depois ter chegado à Terra.
A hipótese mais aceita atualmente para explicar a origem da vida no planeta é a de Oparin e Haldane. Esses dois pesquisadores, de maneira independente, propuseram que a Terra apresentava uma atmosfera diferente no passado e que a ação de diferentes fatores culminou na formação de moléculas simples, as quais deram origem à vida.
Resposta:
Abiogênese e biogênese
Explicação:
Teoria da abiogênese: ela postulava que os microrganismos nasciam de forma espontânea, sem a necessidade de um reprodutor vivo.
Teoria da biogênese: surgiu para desmistificar a primeira teoria. Ela defende que o nascimentos dos seres vivos depende de um outro ser vivo para a reprodução.