Pedagogia, perguntado por hannakamila, 5 meses atrás

Hoffmann (1996) esclarece que avaliar é um processo indispensável em qualquer proposta de educação, ou seja, é inerente e imprescindível a um fazer pedagógico realizado em constante ação-reflexão-ação. Isso significa que, ao se avaliar a aprendizagem, está se avaliando também o ensino; se o ensino não for coerente, com certeza a avaliação também não será. HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996. A partir dos princípios de avaliação ressaltados por Hoffmann, analise as formas de avaliação de alguns professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. I. Renata contextualiza as situações de verificação da aprendizagem fazendo relatórios do desenvolvimento de seus alunos. Ela acredita que com tal perspectiva é possível aproveitar as situações cotidianas quando as crianças falam, leem, escrevem ou desenham para acompanhar o desempenho e o progresso de cada um. II. Márcia realiza uma avaliação quinzenalmente com o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento dos alunos, ela acredita que esse tipo de avaliação realmente auxilia a verificação da aprendizagem qualitativa de seus alunos e tem papel de refletir sobre a prática pedagógica, com o objetivo de favorecer o processo educacional. III. Cristiane faz avaliações bimestrais de todas as disciplinas que ministra em sua sala de aula. Ela acredita que atribuir ou quantificar os resultados obtidos por meio dos outros tipos de avaliação permite viabilizar o processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos resultados. ​Após a análise do perfil dos professores, assinale a alternativa correta em relação à forma de avaliar de cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
8

A avaliação mediadora é a ideia que é ressaltada pela professora Jussara Hoffmann, sendo que, engloba a ideia de que a partir da observação o professor poderá perceber a dificuldade dos alunos, os aspectos a serem melhorados e modificados, promovendo meios do aluno compreender a informação, bem como motivar essa alunos a busca da informação, através de uma ação que promova a autonomia.

A avaliação em foco

A avaliação corresponde a uma parte do processo educacional, sendo que ela pode ser dividida em três aspectos importantes:

  • Ela é diagnóstica quando abarca a questão do olhar observador, ou seja, é um meio do professor identificar os aspectos a serem ressaltados;
  • A avaliação é formativa, quando o professor percebe que os alunos estão atingindo os objetivos propostos;
  • A avaliação é somativa quando visa a classificação.

A LDB utiliza a questão da verificação do rendimento escolar, sendo que o professor necessita classificar esse aluno, configurando uma ação que deve ser realizada e não discutida. Mas, o professor pode se ater em outros aspectos, mesmo tendo que classificar, ele pode organizar essa classificação através de observações diárias, dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

A avaliação é um tempo recorrente nas discussões educacionais, sendo sempre palco de indagações e opiniões que muitas vezes não se encaixam.

Quer saber mais sobre a avaliação? https://brainly.com.br/tarefa/44945389

Anexos:
Respondido por analuciareis22
1

Resposta:

Diagnóstica , formativa e somativa

Explicação:


uerlivan: Discordo. Acredito que seja formativa, diagnóstica e somativa. Na página 207 do Livro de Teoria e Prática na Ed. Infantil(Unicesumar), na questão 2 dá um exemplo de avaliação diagnóstica que combina com o que está exposto nessa questão.
augustocesarteclado: (formativa, diagnostica e somativa)- Renata junta informações pag. 193 livro da disciplina metodologia da alfabetização- Unicesumar. Marcia- refelte sobre a pratica pedagogica, so observar as palavras chaves. pag.191 livro Cristiane- somativa realizada em periodos bimestres... obs: esses especialistas estão errando e fazendo os outros errarem tambem
Perguntas interessantes