histórico do basquete
Soluções para a tarefa
O basquete é um esporte comum no Brasil e no mundo, foi criado pelo canadense e professor de Educação Física James Naismith no ano de 1891. O jogo consiste em duas equipes de 5 jogadores cada uma, o objetivo é arremessar a bola para que passe por dentro do cesto que é colocado nas extremidades da quadra.
Finalidade do basqueteDurante o jogo, todos os jogadores podem caminhar pelo campo desde que driblem a cada passo batendo a bola contra o chão não sendo permitido segura-la. No basquete o trabalho em equipe é fundamental então tem a liberdade de jogar a bola na direção do outro jogador de sua equipe.
Para a equipe marcar ponto, é necessário arremessar a bola no aro que fica a uma altura de aproximadamente 3 metros e 5 centímetros. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1936, se iniciou em Berlim nos jogos de verão.
História do basqueteEm meados de 1891, Massachusetts enfrentava um longo período de inverno bem rigoroso e acabava se tornando praticamente impossível a prática de atividades físicas ao ar livre. Poucas eram as atividades realizadas em locais fechados, mas o professor James recebeu a missão do diretor do colégio para que criasse um esporte em que os alunos poderiam praticar em locais fechados.
James então tratou de escrever treze regras básicas do jogo, e pendurou um cesto de pêssego a uma altura de 10 pés (equivalente a 3,05 metros), como a cesta se manteve inferior, as bolas tinham que ser retiradas com uma longa vara, porem os cestos foram utilizados até 1906 quando foram substituídos pelo aro de metal com encosto, abrindo passagem para que a bola pudesse descer.
Objetivos do jogoO objetivo principal do jogo é fazer com que a bola passe pelo cesto da equipe adversária marcando pontos, e evitando que a bola seja introduzida no próprio cesto, mas sempre respeitando as regras do jogo, portanto a equipe que marcar mais pontos vence.
Toda a competição é dirigida pelos seguintes componentes:
- Um cronometrista: fica verificando o jogo e os descontos de tempo.
- Três árbitros: ajudam a assegurar o cumprimento das regras durante todo o jogo.
- Um marcador e seu auxiliar: é sua função preencher o boletim do jogo, registrando os pontos marcados, faltas técnicas e pessoais, etc.
- Um operador de vinte e quatro segundos: é sua função controlar os 24 segundos de cada uma das equipes que dispõe para uma jogada.