ENEM, perguntado por MicheleLoveHand5399, 9 meses atrás

Historicamente, os processos de ensino e de aprendizagem da performance instrumental e vocal baseiam-se na escrita musical, na criação musical, na oralidade ou na imitação.Em relação a esses processos, considere as afirmativas seguintes:I.Asupervalorizaçãodovirtuosismoinstrumental, no período Romântico, contrapõe-se à concepção de unidade vocal do Canto Gregoriano.II.A pedagogia de cordas proposta por Shinichi Suzuki tornou-se conhecida por enfatizar a criação musical.III.A pedagogia contemporânea do instrumento adota a leitura de partitura e o ensino dos conceitos teóricos nos estágios iniciais do aprendizado.IV.A pedagogia do Bel canto aplica-se ao repertório vocal lírico, jazzístico e ao Sprechgesang (canto falado).É CORRETO somente o que se afirma em

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

O processo de aprendizagem musical ao longo da história já teve diversas facetas. Veja:

I. A supervalorização do virtuosismo instrumental, no período Romântico, contrapõe-se à concepção de unidade vocal do Canto Gregoriano.

Correto. A ideia de virtuosismo instrumental, isto é, o valor dado ao som do instrumento, é quase uma oposição à ideia da importância da vocalidade para os músicos do Canto Gregoriano.

II. A pedagogia de cordas proposta por Shinichi Suzuki tornou-se conhecida por enfatizar a criação musical.

Falso. O foco de Shinichi Suzuki não é a criação musical, mas a mudança do estilo de vida, que auxilia profundamente o aprendizado do instrumento.

III.A pedagogia contemporânea do instrumento adota a leitura de partitura e o ensino dos conceitos teóricos nos estágios iniciais do aprendizado.

Falso. Esta é a pedagogia tradicional, não a contemporânea.

IV. A pedagogia do Bel canto aplica-se ao repertório vocal lírico, jazzístico e ao Sprechgesang (canto falado).

Falso. A pedagogia do Bel canto não é aplicada aos estilos citados, e tem sua mais clara expressão na Ópera.

É correto apenas o que está escrito na assertiva I, conforme a letra A).

Perguntas interessantes