“Historicamente, o processo pelo qual a burguesia tomou-se no decorrer do século XVIII a classe politicamente dominante abrigou-se atrás da instalação de um quadro jurídico explícito, codificado, formalmente igualitário, e através da organização de um regime de tipo parlamentar e representativo. Mas o desenvolvimento e a generalização dos dispositivos disciplinares constituíram a outra vertente, obscura, desse processo. (Foucault, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 194). A partir dessa citação, atenda às questões: a) Qual a contradição a que Foucault faz referência no texto? b) Quais são os dispositivos disciplinares a que ele se refere? c) Justifique, com um exemplo, o fato de que, para Foucault, o poder antecede o saber.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) ele afirma que a burguesia tornou-se a classe dominante instalando um quadro jurídico, formalmente igualitário,mas que a generalização dos dispositivos disciplinares era o lado obscuro do processo, que se dizia igualitário.
b) esses dispositivos disciplinares eram o lado obscuro do processo de a burguesia torna-se a classe dominante.
c) penso que o poder antecede o saber porque as pessoas estão sempre em busca de poder. O saber vem depois porque serve para manter o poder.
Explicação:
Espero ter ajudado...
A) A contradição apontada por Focault refere-se ao fato de que a ascensão da burguesia no século XVIII, na revolução francesa, foi posteriormente legitimado por um conjunto de leis que lhe conferia validade.
O estado, através de normas legais, estabeleceu diretrizes para a separação entre o proletariado e a plebe, inclusive as leis referidas legitimavam esse processo separatista.
A legislação em vigor, no período, fomentava esses ideais, instituindo conceitos e garantias individuais como o direito a propriedade, a noção de certo e errado, e o conceito de criminoso.
A burguesia cria, a partir de então, seu próprio conceito de justiça, buscando resguardar os seus interesses em detrimento das classes menos favorecidas economicamente.
Embora a burguesia pregasse o humanitarismo durante a revolução, o que se observou na prática foi a instauração de uma justiça punitivista e seletiva, quanto a aplicação das suas penalidades restrita aos grupos menos favorecidos economica e politicamente.
b) Os dispositivos disciplinares são as leis, notadamente as de caráter criminal, que impõe um padrão de conduta moral a ser observado pelos indivíduos, além de apresentar a possibilidade de que o Estado aplique penalidade em caso de descumprimento dessas normas.
c) Focault estabelece em sua obra um nexo indissociável entre poder e saber, para o autor, aquele vem primeiro, pois a partir do momento que se detêm o poder, pode se limitar o acesso ao saber.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27673412