ENEM, perguntado por carolmarigg661, 2 meses atrás

Historicamente o campo da educação física esteve ligado às manifestações do movimento como resultado e busca do aperfeiçoamento de técnicas, da melhoria nos padrões motores, dá racionalização, ou seja, atrelado ao pensamento mecanicista. No entanto, um novo foco é desperto e com isso surge o termo "práticas alternativas", que carrega em seu contexto uma nova abordagem. LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR. :Unicesumar, 2019. Diante do exposto acima e com base no livro didático responda como as práticas alternativas se integram nas vivências da educação física convencional

Soluções para a tarefa

Respondido por antoniopedro2284
7

As práticas corporais alternativas, podem ser uma estratégia bastante eficaz para complementar as práticas de educação física e ajudar no processo de integração e desenvolvimento físico e cognitivo.

Práticas Corporais Alternativas

As práticas corporais alternativas, são aquelas que não são tradicionalmente utilizadas no ramo da educação física brasileira, mas que podem ser estrategicamente incorporadas para atingir uma série de objetivos, como por exemplo a integração e desenvolvimento físico e cognitivo.

Normalmente as práticas alternativas, englobam três tópicos básicos, são eles:

  • Atividades que visam o equilíbrio do corpo e mente;
  • Bem-estar;
  • Relaxamento e auto-conhecimento.

Muitas dessas práticas são de origem oriental, podemos citar por exemplo:

  • Yoga
  • Pilates
  • Tai-chi-chuan
  • Meditação.

Para aprender mais sobre práticas corporais alternativas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/13011166

#SPJ1

Anexos:
Respondido por germanydimas
17

Resposta:

Explicação:

As práticas alternativas se integram nas vivências da educação física convencional se contrapondo ao modelo já existente. Portanto, tais práticas fogem do comum, é um rompimento com padrões pragmáticos, pois ao se apropriar-se destas práticas alternativas, possuirá uma visão diferente da atual e consequente irá além do que é corriqueiro. Nesse sentido a utilização das práticas visam incorporar as características, princípios e valores de forma a  integralizar e agrupá-las em suas dimensões básicas tais como: pensamento, emoção, sentimento e movimento, cujo  intuito das abordagens dos conteúdos terá um caráter de contraponto ao que está “imposto” / “naturalizado”, com isso além de proporcionar uma visão diferente do que é pragmático, visa uma atividade focada em uma perspectiva alternativa, porque além de buscar e proporcionar uma visão diferente do que está imposto, pretende desenvolver o diálogo e o companheirismo, o que possibilita a interação de estar e jogar com o semelhante e não contra o outro, proporcionando assim uma  realização de movimentos com intencionalidade, para que haja as reflexões e análises sobre suas próprias posturas e ações, enfim, procura construir posturas críticas sobre a necessidade do semelhante, tendo como enfoque a compaixão e solidariedade entre as pessoas, buscando assim, autoconhecimento , expressividade, criatividade, sensibilização, subjetividade, cooperação, respeito mútuo; e repudiando a simples manutenção da forma física e a preocupação estética tão presentes atualmente nas vivências da educação física convencional, logo tais práticas alternativas proporcionará ao indivíduo vivenciar seu próprio corpo com autonomia, responsabilidade e liberdade no sentido de valorizar o corpo como uma unidade harmoniosa, respeitando seus conflitos e diferenças, pois oportuniza a reflexão sobre valores como a cidadania, a inclusão,  a paz, a responsabilidade , a cooperação, a confiança, entre outros, incorporando assim atitudes que transitam na esfera do respeito, da ação compartilhada, da construção coletiva das práticas, do entendimento das diferenças entre seus pares, possibilitando assim a construção de um pensamento crítico perante as relações e condutas humanas na vida em sociedade.

Perguntas interessantes