Historicamente nomeado como “Solus Christus”, este pilar da Reforma tanto posiciona Cristo no centro da fé em termos doutrinários, como instaura o princípio do sacerdócio universal de todos os crentes, formando no homem um sentido de autonomia individual. Firmados nele, figuras como Thomas Helwys e John Bunyan viriam a entrar em conflito com autoridades seculares por negarem a estas qualquer pretensão de emitir leis de natureza espiritual. Ao longo da história, tal conceito viria a contribuir para a consolidação de valores essenciais no Ocidente, tais como a separação entre Igreja e Estado e a liberdade individual nos campos da política e da religião.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre as considerações de Lutero relativas ao pilar do “Solus Christus”, leia atentamente as seguintes proposições:
I – Lutero atribuiu a prática do culto aos santos à fraqueza e debilidade humanas. Para ele, é mais fácil à humanidade crer em tudo aquilo que não é Cristo, considerando isso um grave erro, pois é apenas em Cristo e em nenhuma outra criatura que o cristão poderá confiar para ser salvo.
II – Mediante o relacionamento de Cristo com os crentes, todos eles estariam acima das coisas terrenas em um sentido espiritual, tal como o Reino de Deus, e teriam a função sacerdotal de comparecer diante de Deus e orar pelos outros, o que anula a distinção entre sacerdotes e leigos.
III – Com a retomada da definição bíblica de “sacerdote” e de cargos como “ministro” e “administrador”, Lutero postula o preceito de que todo cristão deve prestar-se a servir e a ensinar publicamente aos outros sobre o Evangelho.
IV – A única precondição que torna um cristão um sacerdote é o seu novo nascimento do Espírito, sem a necessidade do batismo (nascimento da água) por imersão ou aspersão ou de qualquer ordenação formal, pelo qual ele passa a ser filho de Deus e co-herdeiro com Cristo.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
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Resposta:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Explicação:
I – Lutero atribuiu a prática do culto aos santos à fraqueza e debilidade humanas. Para ele, é mais fácil à humanidade crer em tudo aquilo que não é Cristo, considerando isso um grave erro, pois é apenas em Cristo e em nenhuma outra criatura que o cristão poderá confiar para ser salvo.
II – Mediante o relacionamento de Cristo com os crentes, todos eles estariam acima das coisas terrenas em um sentido espiritual, tal como o Reino de Deus, e teriam a função sacerdotal de comparecer diante de Deus e orar pelos outros, o que anula a distinção entre sacerdotes e leigos.
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