Historicamente a Psicologia enquanto ciência não levou em consideração o contexto esportivo como uma área de atuação profissional. Sendo assim, a Educação Física fez-se presente, inclusive com a preocupação com as características psicológicas dos atletas. Este fato histórico levou a um trabalho conjunto na atualidade entre os profissionais das duas áreas de atuação.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Considerando que a Psicologia do Esporte e do Exercício é uma área que procura compreender o contexto esportivo desde a iniciação até o esporte profissional, assinale a alternativa correta quanto aos objetivos da área.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre a psicologia do esporte, é possível dizer que o objetivo dessa área de atuação da psicologia busca compreender como os fatores psicológicos influenciam na prática esportiva, assim como essa prática afeta positivamente a saúde e bem-estar do psicológico na atividade física, portanto a alternativa 2 está correta.
O que é a psicologia do esporte ?
A psicologia do esporte pode ser compreendida como o estudo dos fatores comportamentais existentes que tende a influenciar o desempenho do indivíduo durante a prática do:
Esporte;
Exercícios;
Atividade Física.
De modo geral, a psicologia do esporte é aplicada a partir do conhecimento adquirido pelos estudos para a vida cotidiana dos indivíduos atletas/ praticantes de determinada atividade física, onde o objetivo é a melhora do desempenho esportivo e a qualidade da experiência, ajudando o praticante a:
Controlar as emoções;
Pensamentos;
Ansiedade;
Agressividade;
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz assim:
Alternativa 1: Explorar não apenas as questões fisiológicas e musculares dos praticantes, mas também os padrões de movimentos.
Alternativa 2: Compreender como os fatores psicológicos influenciam no desempenho esportivo, bem como compreender como a prática de atividade física e esporte afeta positivamente a saúde e o bem-estar psicológico.
Alternativa 3: Promover resgate da aptidão pessoal do praticante, com planejamento individualizado e personalizado, focando nos diferentes níveis de condição física e mental.
Alternativa 4: Desenvolver estratégias de investigação da educação em saúde dos atletas, principalmente no contexto de rendimento.
Alternativa 5: Desenvolver processos de aprendizagem dos praticantes pensando também no seu desenvolvimento pessoal e profissional fora do contexto esportivo.
Explicação:
Resposta:
Explicação: alternativa 2 e a própria junção de duas áreas na busca de repostas a educação física e psicologia