História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

HISTORIAS PRECISO DE AJUDA NESTA MATÉRIA E UM TRABALHO DE ESCOLA QUE ESTA MUITO DIFÍCIL

1)- IDENTIFIQUE AS IDEIAS PRINCIPAIS DEFENDIDAS PELO PENSAMENTO ILUMINISTA E SAS INFLUENCIAS ?

2)- ESCREVAS 3 CAUSAS E RESULTADOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA . IDENTIFIQUE AS 3 FASES DA REVOLUÇÃO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ?

3)- ANALISE A IMPORTÂNCIA DO BLOQUEIO CONTINENTAL DE NAPOLEÃO ?

4)- DIFERENCIE JACOBINOS E GIRONDINOS NA REVOLUÇÃO FRANCESA ?

5) -ANALISE AS PRINCIPAIS LEIS ABOLICIONISTAS NO SEGUNDA REINADO ?

6)- NOS EUS DIFERENÇAS ENTRE NORTE E SUL LEVARAM A UM GUERRA CIVIL . QUAIS SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS ?

PRECISO DE MUITA AJUDAR FAZENDO FAVOR PODE ME AJUDAR ..

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminrt23
1

1)No século XVIII, um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa. Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.

Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segunda a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência.

Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo.

As instituições religiosas eram sistematicamente atacadas por esses pensadores. A intromissão da Igreja nos assuntos econômicos e políticos era um tipo de hábito nocivo ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade. Até mesmo o pensamento dogmático religioso era colocado como uma barreira entre Deus e o homem. O pensamento iluminista acreditava que a natureza divina estava presente no próprio indivíduo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina.

Inspirados pelas leis fixadas nas ciências naturais, os iluministas também defendiam a existência de verdades absolutas. O homem, em seu estado originário, possuía um conjunto de valores que fazia dele naturalmente afeito à bondade e igualdade. Seriam as falhas cometidas no desenvolvimento das sociedades que teria afastado o indivíduo destas suas características originais. Por isso, instituições políticas preocupadas com a liberdade deveriam dar lugar às injustiças promovidas pelo Estado Absolutista.

Por essas noções instalava-se uma noção otimista do mundo que não teria como interromper seu progresso no momento em que o homem contava com o pleno uso de sua racionalidade. Os direitos naturais, o respeito à diversidade de ideias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana. Oferecendo essas ideias, o iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal.

2) as 3 causas

Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero;

 Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos. Esta disparidade gerava muita revolta em grande parte da população;

Quase todas as terras do território francês estavam nas mãos da nobreza, fato que também gerava muita revolta na população;

as 3 fases

PRIMEIRA FASE (1789-1792)Houve a recusa do rei em jurar a Constituição e diante da intransigência do monarca, a população toma a Bastilha em 14 de julho de 1789, transformando o ato num movimento popular nunca antes visto.

SEGUNDA FASE (1792-1795)Esta foi a fase da ascensão dos jacobinos.

TERCEIRA FASE (1795-1799)Em 1795, a Convenção Nacional adotou uma nova constituição que restabeleceu o voto censitário para as eleições do Legislativo.

3)O Bloqueio Continental foi um decreto datado de 21 de novembro de 1806, que consistia em impedir o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês a navios do Reino Unido da Grã Bretanha (Inglaterra) e Irlanda. Com isso, o principal objetivo era isolar economicamente as Ilhas Britânicas, sufocando suas relações comerciais.

Napoleão justificou tal violação do direito internacional como uma represália á ação de bloqueio dos portos franceses por navios da Marinha do Reino Unido.

Perguntas interessantes