Geografia, perguntado por samarabarbosamu, 1 ano atrás

Historias antigas das fazendas de Mato Grosso Do Sul
Pra AGORAAAAAAAAAAAAAAAA

Soluções para a tarefa

Respondido por clarinhabfa
1
Despertar nostalgias e conhecer um pouco da história do Mato Grosso do Sul.Esta é a ideia principal do livro “Mato Grosso do Sul Fazendas – Uma Memória Fotográfica”, de autoria de Luiz Alfredo Marques Magalhães e lançado pela Editora Alvorada.Trazendo narrativas e fatos entrelaçados ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, Luiz Alfredo consegue enriquecer a essência da região.

Resultado de inumeráveis viagens, “MS Fazendas” é o que se pode traduzir de um livro completo: em 200 fotografias, Luiz descreve como a colonização do Estado foi acontecendo ao longo dos anos,retratando o desenvolvimento de cada área por meio das histórias e relatos de 50 propriedades rurais.

De acordo com o livro, o processo de colonização do Mato Grosso do Sul foi iniciado por volta do século 18, quando as monções de paulistas e portugueses vieram ocupar a região,passando por onde nasceriam Camapuã e Coxim, de passagem para Cuiabá. Depois, mineiros e goianos cruzaram pelo sertão de Paranaíba, cuiabanos remanescentes ocuparam o Pantanal no século 19 e o sul do Estado foi ocupado por gaúchos que fugiram da Revolução Federalista de 1892.

Descrevendo as atividades de cada região e formado por imagens atuais e de época, o livro é o resumo de uma trilogia produzida entre 2003 e 2005, com a diferença de ter novas propriedades rurais apresentadas. Luiz Alfredo conta que a ideia de escrever o primeiro livro da trilogia surgiu em 2002.

“Sou neto de fazendeiros, meus avôs deixaram os sinais de longas travessias desde o Sul do país; daí veio a ideia de resgatar tais histórias. Vi que a coisa começou a escapar porque tinha muito para contar; na busca de uma amostragem justa das aventuras dos pioneiros, acabei ampliando para uma trilogia”.

Para quem ficou interessado nessas histórias e tiver o privilégio em conhecer a obra “Mato Grosso do Sul – Fazendas – Uma Memória Fotográfica”, poderá compreender que todas aquelas fazendas não são somente propriedades particulares, mas sim peças fundamentais que compõe o grande quebra-cabeça chamado Mato Grosso do Sul.

Perguntas interessantes