história
Tema- A pólis de Atena
fazer um resumo sobre os tópicos mais impostantes
pfv me ajudem é URGENTE
pfv qm for responder n pegue do google
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atenas, o lar da democracia, foi uma das principais pólis (cidade-estado) da Grécia Antiga. Antes de ser lembrada enquanto democracia, Atenas adotava um clássico sistema de oligarquia, onde a concentração de renda deixa todo o poder da cidade nas mãos dos eupátridas, os burgueses que constituíam a elite local. Além disso era comum encontrar insatisfações por parte dos pobres desafortunados que sofriam com dívidas e escravidão, e isso futuramente desencadeou uma onda de protestos que estabeleceram a democracia na pólis.
Drácon foi um legislador ateniense que implementou uma série de leis opressoras no estilo punitivista, onde qualquer desvio resultaria em derramamento de sangue. Tendo uma recepção negativa, as leis de Drácon logo foram substituídas pelas de Sólon, leis essas que definiam uma sociedade classista onde quem detia mais riqueza, detia mais direitos. Como nenhum deles obteve sucesso em suas ideias, os governos tiranos continuaram - e a insatisfação popular também -, e a democracia pela qual Atenas ficou conhecida só veio a acontecer em 510 a.C. com a chegada de Clístenes. Ele estabeleceu que todos os homens, pobres ou ricos, possuíam os mesmos direitos, inclusive o de ir até a Eclésia, o local da assembleia democrática, para debater e votar.
Atenas também tinha um notório papel nas guerras, tendo se destacado nas Guerras Médicas, conflito travado entre persas e gregos. A pólis foi invadida duas vezes, mas teve protagonismo em diversas situações que culminaram na derrota dos persas. Com a vitória da guerra, Atenas liderava a Liga de Delos e fortaleceu ainda mais seu exército.
O "desvio de verba" da Liga de Delos ajudou no desenvolvimento interno de Atenas, mas também causou um certo desentendimento entre as pólis gregas - e esse foi um dos motivos para o início da Guerra do Peloponeso, algo que hoje em dia chamaríamos de guerra civil. A consequência da guerra foi Atenas perdendo força no cenário grego, e isso se consolidou com a morte de um grande líder.
Por fim, vale ressaltar que Atenas tinha um conhecimento cultural consideravelmente valioso. A pólis abrigou figuras históricas como Demócrito, Platão, Sócrates, Heródoto, Aristóteles e Aristófanes.