História, perguntado por larapiski, 1 ano atrás

História resumida do rádio

Soluções para a tarefa

Respondido por danilolima4
10
Em 1896, o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho de rádio do mundo, revolucionando a comunicação à distância. A partir de pesquisas sobre indução eletromagnética (Faraday, 1831) e ondas eletromagnéticas (Hertz, 1888), ele reuniu diversos equipamentos para transmissão e recepção de sinais através do espaço. O objetivo inicial da invenção era substituir o telégrafo elétrico, que dependia do cabeamento de vastas regiões, pelo radiotelégrafo, que não dependia de fios para fazer chegar suas mensagens. O radiotelégrafo difundiu-se rapidamente entre as frotas marítimas e, em 1909, cerca de 1,5 mil pessoas foram salvas de um naufrágio graças ao equipamento – que possibilitou o envio de pedidos de socorro.


Considera-se que a voz humana foi transmitida por rádio pela primeira vez na véspera de Natal de 1906, pelo engenheiro canadense Reginald Fessenden. Ele transmitiu um “Concerto de Natal” para os tripulantes dos navios da United Fruit Company que cruzavam o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe.
As primeiras emissoras de rádio vão surgir após a Primeira Guerra Mudial. Em 1920, Frank Conrad, um engenheiro da Westinghouse Electric, começa a transmitir notícias lidas de um jornal e músicas. A Westinghouse Electric era a empresa que fabricava os rádios utilizados pelos militares americanos durante a guerra e, após o conflito, viu-se com uma grande quantidade de equipamentos “encalhados”. Com o sucesso das transmissões de Conrad, a empresa decidiu investir nas transmissões e implantou uma emissora: a KDK-A. Na mesma época, ela passou a vender os aparelhos de rádio para os milhares de cidadãos interessados em ouvir sua programação.




Perguntas interessantes