Artes, perguntado por maraaleixo444, 7 meses atrás

história recuperação a diferença entre as pinturas rupestres e dos diversos continentes e do Brasil como são​

Soluções para a tarefa

Respondido por alesantosmartins42
1

Resposta:

Arte rupestre é a denominação das criações artísticas realizadas no período pré-histórico, principalmente entre o Paleolítico (40.000 a.C.) e o Neolítico (10.000 a 6.000 a.C.). Era caracterizada por pinturas e gravuras feitas em paredes e rochas de cavernas, bem como ao ar livre, e retratavam os costumes e práticas humanas daquela época.

É possível encontrar registros de arte rupestre espalhados por todo o planeta. Entretanto, é difícil precisar a data exata da maioria das pinturas e gravuras rupestres já localizadas, pois a técnica utilizada para essa identificação – a datação em carbono – pode não ser tão precisa em decorrência de possíveis contaminações. Mas, especialistas acreditam que elas começaram depois da criação de objetos artísticos, como artefatos em osso ou pedra esculpida.

A importância da arte rupestre para a humanidade é imensa. Além de fornecer dados e informações sobre o estilo de vida e o desenvolvimento da arte do homem pré-histórico, auxilia nos estudos sobre o comportamento nas situações mais extremas.

Primeiros registros da arte rupestre

Os primeiros registros de arte rupestre datados da Pré-História foram encontrados na Caverna de Altamira, na Espanha, há aproximadamente 150 anos, pelo farmacêutico, botânico e arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola.

Na época em que foram descobertos, os estudiosos não acreditaram na autenticidade das imagens e questionaram a capacidade do homem primitivo de criar algum tipo de arte. Porém, no século XX, aquelas pinturas e gravuras encontradas foram aceitas como realizadas pelo homem pré-histórico.

Perguntas interessantes